Imprimir esta página
Quarta, 16 Dezembro 2020 13:33

"Prof. da FOP recebe o segundo Dr. Honoris causa, agora internacional"

Escrito por
Prof. Cury em curso ministrado em 2018 na Universidade de Murcia, Espanha Prof. Cury em curso ministrado em 2018 na Universidade de Murcia, Espanha
 
 
"Professor da FOP recebe o segundo Dr Honoris causa, agora internacional" 
 
Em 2015 o professor Jaime Aparecido Cury foi laureado pela PUC do RS, Brasil, como Dr Honoris causa, a mais alta distinção acadêmica universitária. Ontem ele recebeu a notícia que receberá o Dr Honoris causa da Universidade de Murcia, Espanha. 

A Universidade de Murcia foi fundada em 1272, sendo uma das mais antigas universidades do mundo. A área de Odontologia da Universidade de Murcia é um Departamento (Estomatologia) da Faculdade de Medicina e a indicação do prof Jaime para receber esta honraria partiu do docente Dr Antonio Ortiz Ruiz, Professor Titular de Odontopediatria do Departamento de Estomatologia. 

A indicação feita seguiu os trâmites legais, sendo aprovado no Departamento de Estomatologia, na Faculdade de Medicina e chegou ao Conselho Universitário, onde ontem foi aprovada por 107 votos. A reitoria da Universidade de Murcia notificará o professor Jaime da aprovação, cuja solenidade de condecoração ainda não tem data marcada.

O relacionamento formal do professor Jaime com o Departamento de Estomatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Murcia ocorreu em 2018, quando o referido professor atendeu o convite da profa Amparo Perez Silva para ministrar curso de "Cariologia y Fluoruros" para o Master em Odontologia Infantil Integrada do referido Departamento. Além do curso teórico de 8 h ministrado, o prof Jaime deu para os professores do Depto de Estomatologia, um curso laboratorial sobre analise de fluoreto com eletrodo específico. 

Para dar o curso laboratorial, o professor Jaime levou para Murcia equipamento e material da FOP porque essa linha de pesquisa não estava implantada na Universidade de Murcia. Das análises feitas pelo professor Jaime em Murcia em 2018 resultaram 2 publicações de artigos científicos, um sobre concentração de fluoreto na água e outro sobre dentifrício.
Posteriormente, o Departamento de Estomatologia comprou equipamento e insumos para fazer analise de fluoreto contando com o suporte do prof Jaime à distância.

Tendo em vista essa experiência exitosa e com base na excelência acadêmica internacional do professor Jaime, comprovada pelo seu CV, o Departamento de Estomatologia da Universidade de Murcia, conseguiu justificar porque ele tinha méritos para receber o Dr Honoris causa da Universidade de Murcia.