Imprimir esta página
Sexta, 05 Março 2021 16:31

Pós-graduando da Clínica Odontológica é contemplado com bolsa Fulbright na Universidade de Oklahoma nos Estados Unidos

Escrito por

O pós-graduando do Programa de Clínica Odontológica - Área de Dentística - da FOP-Unicamp, Matheus Kury Rodrigues, foi contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche pela Fulbright Commission na Oklahoma Heath Science Center University College of Dentistry. A Professora Dra. Vanessa Cavalli Gobbo é a orientadora de Kury na FOP. Já na Universidade de Oklahoma, será o Professor Dr. Fernando Luís Esteban Florez. O programa terá duração de 9 meses (de março a dezembro de 2021).

 A Fulbright foi criada por lei em 1946 pelo senador norte-americano J. Willian Fulbright, com intuito de aumentar o entendimento mútuo entre os EUA e demais países, e é financiada pelo Departamento de Estado Americano. “Fui selecionado, juntamente com 26 bolsistas brasileiros de todas as áreas de conhecimento, para realizar parte da minha pesquisa de Doutorado no programa Doctoral Dissertation Research Award”, disse.

 Matheus é Cirurgião-Dentista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Mestre e, também, Doutorando em Clínica Odontológica (Área de Dentística) na FOP. No Brasil, atua em pesquisas in vitro e ensaios clínicos randomizados que buscam avaliar a eficácia, a longevidade e possíveis efeitos adversos de novos materiais e técnicas clareadoras ou restauradoras.

 Nos Estados Unidos, Matheus avaliará os desfechos resultantes da incorporação de um agente bioativo, desenvolvido por pesquisadores da University of Oklahoma College of Dentistry, em materiais utilizados no tratamento clareador. O bolsista tem a expectativa de aperfeiçoar suas habilidades científicas, bem como de conhecer a cultura norte-americana e trocar experiências com outros alunos, cientistas, professores e cidadãos.