Segunda, 08 Março 2021 10:18

Profa. Brenda Paula é destaque no Jornal de Piracicaba  

Escrito por

A Professora Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, da área de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, foi um dos destaques da reportagem do Jornal de Piracicaba, no domingo, dia 07 de marco de 2021, na edição especial Dia da Mulher, na seção Faça ciência como uma mulher#.

O Jornal de Piracicaba conversou com essas mulheres, que conquistaram seu espaço nesse ambiente competitivo e ainda machista. Hoje, essas profissionais fazem ciência na Esalq/ USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e na FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).

Pesquisadora e professora da FOP, a cirurgiã dentista Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes é uma das principais referências no país no estudo de microbiologia dos canais radiculares.

Investigo quais microrganismos estão presentes nos canais, o que eles estão causando para o paciente, como, por exemplo, os quadros de dor, dor a palpação, dor a percussão, edema (inchaço), exsudato purulento (pus), entre outros aspectos clínicos”, explicou. A pesquisadora acrescentou ainda que os estudos também avaliam a eficácia do tratamento para redução da população bacteriana e de seus fatores, consequentemente melhorando a qualidade de vida do paciente.

As pesquisas que realizo ao longo dos anos, apesar de serem no mesmo tema, estão sempre evoluindo, pois temos novos métodos de detecção e identificação de microrganismos, novas técnicas de tratamento endodôntico, envolvendo instrumentos rotatórios, uso de ultrassom, novas medicações intracanais, cimentos obturadores, entre outros. A ciência e a tecnologia evoluem para proporcionarmos tratamentos mais rápidos e eficientes, mas precisamos estar monitorando a eficiência do que está sendo lançado no mercado”.

Atualmente, a Profa. Brenda tem em andamento um projeto temático da Fapesp (Fun- dação de Amparo à Pesquisa do Estado de o Paulo), um de produtividade em pesquisa do CNPq, quatro iniciações científicas, três mestrados, 11 doutorados e um pós-doutorado. Todos voltados à microbiologia dos canais radiculares, mas de diferentes condições clínicas.

Matéria completa no arquivo anexo (página 10).