Sexta, 05 Março 2021 17:49

Inclusão Digital – Unicamp

Escrito por

https://inclusaodigital.ic.unicamp.br/

O que é?

Inclusão digital - Unicamp é o sistema inteiramente desenvolvido de modo voluntário para facilitar o registro de solicitações e o acompanhamento de empréstimos de equipamentos, até sua devolução, para apoio a atividades acadêmicas desenvolvidas por estudantes regularmente matriculados na Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (colégios, graduação e pós-graduação).

Que apoio solicitar?

É possível solicitar empréstimo de equipamentos (notebooks, desktops ou tablets) e de chips com acesso à internet (pacote de dados mensal) para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. Todos os recursos são emprestados mediante assinatura de um termo, sob responsabilidade de cada estudante.

Posso escolher o equipamento ou o apoio?

Cada solicitação é analisada pelo Voluntariado e atendida conforme a disponibilidade de equipamentos e recursos. O pacote de dados de cada chip tem a capacidade de 10GB/mês.

 

Quem pode solicitar apoio?

O sistema é exclusivamente destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp que vivenciem, no momento, dificuldade de acesso a equipamentos e à internet necessários ao acompanhamento remoto de atividades acadêmicas. O sistema não contempla estudantes especiais (matrículas isoladas em disciplinas). O atendimento às solicitações considera perfis prioritários definidos no programa e a disponibilidade de recursos.

A partir de 2021, ingressantes classificados pelo SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) e estudantes do PROFIS (Programa de Formação interdisciplinar Superior) são atendidos pelo PIDIU (Programa de Inclusão Digital para Ingressantes da Unicamp, Resolução GR-011/2021, de 12/02/2021), enquanto demais estudantes são atendidos pelo Equipamento solidário.

 

Unicamp inclusiva e solidária

Todo o programa de inclusão digital é desenvolvido a partir de iniciativas voluntárias coordenadas pelo Voluntariado Unicamp, vinculado à Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e coordenado pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH/DeDH), em ação desde março de 2020.

 

Equipamento Solidário e PIDIU – Unicamp

Unicamp solidária com as pessoas e com o planeta

#seguimosjuntos

Para acompanhar a Diretoria Executiva de Direitos Humanos - Unicamp:www.direitoshumanos.unicamp.br

redes sociais: odh.unicamp

 

Para fazer doações (valores): Abrace a Unicamp

Ou https://compsocial.ic.unicamp.br/

 

Para doações em equipamentos e outras informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para saber mais sobre os programas:

PIDIU Equipamento Solidário

 

Diretoria Executiva de Direitos Humanos

DGA

Instituto de Computação

Diretoria Executiva de Administração

Gabinete do Reitor

SAE

PRG

PRPG