Sexta, 16 Julho 2021 14:48

FOP participa da UPA 2021 - virtual

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participa do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que será realizado de forma virtual, entre os dias 20 e 23 de julho, a partir das 14h pelo endereço: https://www.youtube.com/FopUnicampOficial. A FOP fará apresentação do curso de odontologia e os alunos do 5o ano, pós-graduandos e docentes, interagirão com os estudantes. Para conferir as atividades desenvolvidas pela universidade, acessar o endereço http://www.upa.unicamp.br/programacao-2021.

 O objetivo é oferecer aos estudantes de ensino médio a oportunidade de conhecer uma das mais importantes instituições de ensino superior, a Unicamp, composta por quatro campi: Campinas, Paulínia, Piracicaba e Limeira.

 O visitante que demonstrar interesse no curso de Odontologia conhecerá o processo de formação do Cirurgião-Dentista na profissão, mercado de trabalho e como se desenvolvem as atividades didáticas, científicas e de extensão na FOP. Serão exibidos vídeos curtos, seguido de bate-papo para compartilhar experiências vividas pela comunidade. Será realizada a transmissão no canal de YouTube da FOP-UNICAMP. Pelo chat do YouTube serão coletas as dúvidas dos visitantes. 

Trata-se de um evento anual, realizado desde 2003, e se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes/estudantes de ensino médio de escolas de todo o país. Possibilita que os estudantes conheçam os diferentes cursos oferecidos pela Unicamp, assim como, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos nos quatro campi.

 Para os estudantes de ensino médio e vestibulandos /visitantes, a UPA é uma oportunidade rara de trocar ideias sobre as diferentes áreas do conhecimento e melhor definir suas vocações. Para a Unicamp, será uma ocasião de ajudar na definição do futuro de cada um e, por que não, de reforçar seu propósito de atrair sempre os melhores alunos, venham de onde vierem. Os institutos terão uma programação específica para mostrar seus cursos e os projetos dos quais alunos de graduação e de pós-graduação participam.

 Todas as atividades previstas estão disponíveis no site da UPA 2021 na aba "programação" (http://www.upa.unicamp.br/programacao-2021). Os estudantes/visitantes poderão visualizar a agenda de atividades divididas por cursos ou por faculdades e institutos da Unicamp (por exemplo, eles poderão visualizar apenas as atividades relacionadas ao curso de Odontologia ou então todas as atividades preparadas pela Faculdade de Ciências Médicas; poderão selecionar apenas as atividades do curso de História ou então todas as atividades do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). No período da manhã, estão concentrados os painéis temáticos, um em cada dia de evento, sempre às 10h (o público pode participar enviando suas questões e comentários via chat - https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/07/02/ciencia-na-pandemia-empreendedorismo-e-sustentabilidade-estarao-em-pauta-na-upa).

 Já no período da tarde, serão realizadas as atividades das faculdades e institutos da Unicamp com foco nas características dos cursos de graduação e que apresentam espaços como laboratórios e bibliotecas. No fim da tarde, serão realizadas lives interativas sobre o Vestibular Unicamp com a equipe da Comvest. 

 A professora responsável pela atividade na FOP é Dagmar de Paula Queluz, do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, com a colaboração da coordenadoria de graduação da FOP.

DÚVIDAS: encaminhar e-mail à professora Dagmar (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).