Quinta, 29 Julho 2021 17:42

Professora emérita da FOP, Sônia Vieira, lança livros sobre Bioestatística

Escrito por

As obras Introdução à Bioestatística e Metodologia Científica para a Área de Saúde, de autoria de Sônia Vieira, professora emérita da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acabam de ser lançadas pela Editora Guanabara Koogan, do Grupo GEN. Em formato impresso e digital, os livros podem ser adquiridos em sites como Amazon, Americanas, Grupo GEN, Submarino, Magazine Luiza e outros.

Metodologia Científica para a Área de Saúde, 3a edição, com 216 páginas, tem a coautoria de William Saad Hossne (in memoriam). O livro traz discussão crítica sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos utilizados na pesquisa científica na área de saúde e apresenta novas pesquisas em seres humanos. Traz menções e citações de regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), além de mencionar disposições da FDA dos Estados Unidos. Com diagramas que complementam a exposição dos diferentes tipos de estudos clínicos, é literatura para pesquisadores da área de saúde e formuladores de políticas que têm a responsabilidade de julgar a consistência de uma pesquisa, a fim de aplicar os resultados.

Introdução à Bioestatística chega à sua 6ª edição com 296 páginas, revisto e ampliado com base na literatura mais recente sobre o tema. A obra enfatiza as indicações e restrições das técnicas estatísticas. Traz os conceitos teóricos de modo didático, acompanhados por muitos exemplos e exercícios que mostram como interpretar os resultados obtidos. O conteúdo é relevante para estudantes de diversas áreas e para cientistas e profissionais que precisam interpretar resultados estatísticos. De acordo com a autora, “as ciências da saúde recorrem cada vez mais à estatística para realizar análises de fenômenos biológicos. Entretanto, a condução e a avaliação de uma pesquisa dependem, em boa parte, do conhecimento do pesquisador sobre as potencialidades e as limitações das técnicas estatísticas utilizadas”.

Vieira atuou como professora de Estatística na FOP por quase 25 anos. Lecionou em outras instituições como Faculdade de Medicina da UNESP, campus de Botucatu, IMECC, da UNICAMP, Departamento de Estatística da UFSCAR e Odontologia da São Leopoldo Mandic. Em todas essas instituições ministrou aulas, além de assessorar pesquisas. “Foram essas atividades que me colocaram em contato com profissionais das mais diversas áreas. Aprendi muito com eles. Espero que eles também tenham aprendido comigo”, destaca.


As quase duas décadas e meia de docência na FOP propiciou a oportunidade de fazer pós-doutorado em instituições importantes como Universidade da Califórnia, Berkeley, na Universidade Yale e na Schloss Leopoldskron (Salzburg Seminar). Essas interações todas lhe permitiram publicar diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e escrever vários livros, dentre eles: Bioestatística: Tópicos Avançados, 4ª ed., Elsevier, Estatística para a Qualidade, 3ª ed. Elsevier, Fundamentos de Estatística, 6ª ed., Atlas, Como escrever uma tese, 6ª ed., Atlas, Como elaborar um questionário, Atlas, Estatística Básica, 2ª ed., Cencage, O que é Estatística, 5ª edição, Brasiliense, Estatística é legal, Kindle além de alguns outros, que estão esgotados. A professora continua escrevendo livros.

O próximo será publicado pela FEALQ-USP. Ela também mantem um blog (soniavieira.blogspot.com) e um site com aulas para o curso fundamental (www.profasoniavieira.com).