Quinta, 07 Outubro 2021 10:58

FOP participa da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia 2021

Escrito por

Profa. Dagmar do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, representa a Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP, junto ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba (CMCTI); e participa da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) de 4 a 8 de outubro de 2021.

  Além da FOP, o CMCTI é composto por representantes do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba (Semdettur), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Piracicaba, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, da Associação Paulista de Medicina (APM), da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional de Piracicaba (APCD), da Câmara de Vereadores de Piracicaba, do Conselho Coordenador das Entidades Civis, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), do Arranjo Produtivo do Álcool (Apla), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba (Atepi), do Parque Tecnológico de Piracicaba, da Incubadora Tecnológica EsalqTec, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Faculdade Pecege e da Secretaria de Administração da Prefeitura (Semad). Também foram indicados um representante ligado à defesa do meio ambiente e um da comunidade de inovação de Piracicaba.

De caráter consultivo, o CMCTI foi criado com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao poder público municipal diretrizes da política local no campo da ciência, tecnologia e inovação. Entre as ações estão contribuir para a elaboração da Política Municipal e do Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação e estimular o desenvolvimento do município considerando os conceitos das Cidades Inteligentes e do Governo Digital. 

 A Câmara de Vereadores de Piracicaba instituiu, em decreto legislativo no final de setembro 2020, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), que acontece anualmente no mês de outubro. No mesmo decreto que criou a SMCT, foi criada a medalha de mérito científico e tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri”. A partir de 2021, a medalha será entregue a profissionais que, a cada ano, se destacaram nas áreas da ciência, tecnologia e inovação com trabalhos que tenham o intuito de beneficiar a comunidade acadêmica, o setor produtivo ou a população em geral e que respeitem os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento humano.

A finalidade da SMCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

“A SMCT é um evento de efeito multiplicador exponencial e não somente de uma política pública de amplo espectro, mas sobretudo de um compromisso de inclusão social”, declarou Profa. Dagmar.

 A programação da SMCT deverá coincidir com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e o CMCTI promovem até 8/10 a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aproximar a comunidade das instituições e promotores da ciência e tecnologia em Piracicaba. A programação inclui entrevistas, lives, vídeos e publicação de artigos, entre outras ações. Para acessar toda a programação, clique http://www.piracicaba.sp.gov.br/upload/kceditor/files/Agenda_Semana%20da%20Ciencia%20e%20Tecnologia_2021%282%29.pdf

 A programação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia apresenta conteúdo específico, ligados à Ciência e Tecnologia e outros de cunho geral. Todos os dias, profissionais da área estão concedendo entrevistas, sempre às 8h15, na Rádio Educativa FM. Também serão realizadas lives.