Segunda, 18 Outubro 2021 11:02

Aluna da FOP vence “1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia”

Escrito por
Sarah Ackel Müller Ferreira, 1ª colocada na Brasileira de Fisiologiana Olimpíada Sarah Ackel Müller Ferreira, 1ª colocada na Brasileira de Fisiologiana Olimpíada

Sarah Ackel Müller Ferreira, aluna do quarto semestre, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi a vencedora da “1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia”. Mariana Mireski, estudante do segundo ano, teve atuação destacada. O evento aconteceu entre os dias 12 e 17 de outubro, em formato online. Em 2º lugar ficou Leonardo Magalhães Andrade e Silva, aluno do 7° semestre de Medicina, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Victor Quintella de Aragão Porto, aluno matriculado no 7° semestre de Medicina da Universidade Federal Fluminense, ficou com a 3a colocação.

A Olimpíada foi realizada pelo Comitê de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), em parceria com a editora GrupoGen e a empresa ADInstruments.

Sarah ficou surpresa com a colocação. Já participou de muitas olimpíadas quando estava no ensino fundamental e no ensino médio, mas, essa foi sua primeira olimpíada universitária. “Essa conquista representa para mim a confirmação da competência de meus professores e da excelência do ensino na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp). Mesmo durante a pandemia, os professores usaram diversas metodologias e sempre fizeram o máximo para assegurar nosso aprendizado, de forma que tivemos aulas praticamente todos os dias e o fato de não estarmos presencialmente, não me impediu de absorver e compreender o conteúdo teórico. Com certeza, é um grande incentivo para que eu continue a me dedicar aos estudos, e um indicativo de que estou no caminho certo”, disse.

mariana1Para Mariana Mireski foi gratificante participar da primeira Olimpíada de Fisiologia no Brasil. “Fiquei feliz por avançar até a segunda fase dessa jornada e convicta de que estou no caminho certo em meu processo de busca por melhoria contínua. Participar desta iniciativa foi uma forma de aprimorar conhecimentos essenciais para o exercício pleno da Odontologia, os quais, sem dúvidas, contribuirão para a minha excelência profissional e, consequentemente, com o bem-estar da sociedade através do desenvolvimento da saúde no Brasil”.

A Olimpíada foi realizada em 3 fases, com 25 questões de múltipla escolha, envolvendo aplicação de conhecimentos em Fisiologia Humana. Participaram da 1ª fase, da Olimpíada,188 alunos de 18 diferentes cursos de graduação ou tecnólogo (Ciências Biológicas, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Ciências com foco em Biologia, Educação física, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Neurociência, Nutrição, Odontologia e Psicologia). 50 % dos participantes que obtiveram as maiores notas participaram da 2ª fase (94). Na última fase participaram 9 alunos e os finalistas foram os três alunos citados acima.