Quinta, 04 Novembro 2021 12:10

Dia de Avaliação de Curso debate projetos de extensão  

Escrito por

O “Dia de Avaliação de Curso” foi realizado no dia 27 de outubro, em formato online, na Unicamp. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) contou com participação maciça dos docentes. O diretor, professor Francisco Haiter Neto, deu abertura ao evento, que teve como objetivo principal discutir estratégias para aumentar no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

Diante disso, a comissão de graduação procurou saber como as outras universidades estão lidando com a questão. Foram convidados para debater sobre o assunto, a Professora Ana Estela Hadad, assessora da Pró-Reitoria de Extensão da USP, e os professores Fernando Antônio Santos Coelho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp e Raul Borges Guimarães, Pró-Reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

De acordo com o Coordenador Associado de Graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins, a FOP trabalha com três frentes para aumentar a quantidade de projetos de extensão oferecido aos alunos. Foi dado início às tratativas para que os estudantes, principalmente do quinto ano, possam atuar nas clínicas odontológicas do Cecom. Outra ação, trata-se da inserção dos discentes na iniciativa privada. Eles poderão vivenciar a realidade nos consultórios odontológicos e suas demandas. Também comentou sobre a possibilidade de formar disciplinas de extensão, vinculadas a estágios clínicos. Como exemplo, Martins citou as ligas odontológicas, que possuem ampla atuação na faculdade. A atividade pode passar a ser oferecida como disciplina de extensão.

No período da tarde, o coordenador do curso de graduação, professor Wander José da Silva, fez uma apresentação da grade curricular do curso e suas adequações, em função da pandemia, evolução e perspectivas do atendimento clínico.

Paralelamente, preocupada com a saúde mental dos jovens e visando a prevenção ao suicídio, promoveu a palestra “O amor na Prevenção do Suicídio e da Autolesão”, ministrada pelo psicólogo Sérgio de Oliveira Santos, especialista em Intervenção na Automutilação, Prevenção do Suicídio.

Martins agradece à Comissão de Graduação e a Diretoria pelo empenho no período que esteve à frente da área. Ele pretende candidatar-se ao cargo de Coordenador do Curso de Graduação da FOP-UNICAMP e dar continuidade ao trabalho que já vem desenvolvendo.