Terça, 14 Dezembro 2021 14:05

Campinas Decor e Unicamp estudam parceria para restaurar sede antiga da FOP

Escrito por

dsc 1199 01A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebeu a visita do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, na tarde de segunda-feira (13). O encontro teve como objetivo estudar uma parceria entre a Unicamp e a Campinas Decor, visando a restauração do antigo prédio da FOP. A comitiva conheceu o local e vislumbrou possibilidades de recuperação do prédio centenário, localizado bem no centro de Piracicaba.

Participaram da reunião, além do magnífico reitor, o chefe de gabinete Paulo César Montagner, o diretor da FOP, Francisco Haiter Neto, o diretor associado, Flávio Henrique Baggio Aguiar; a organizadora do Campinas Decor, Sueli Cardoso e a supervisora administrativa do Campinas Decor, Marilena Nacarato.

Meirelles sentiu da comitiva da Campinas Decor uma disposição grande de fazer essa parceria. “Eles acreditam que Piracicaba tem grande importância e possibilidade de negócio para esse tipo de iniciativa. A recuperação do prédio, em particular, no centro da cidade, dará a ele uma visibilidade maior para a Unicamp e para a FOP. Temos dois desafios, o da Decor será levantar os custos orçamentários, potenciais parceiros e como será dividido isso entre a Unicamp, a Decor Campinas e os parceiros. O nosso desafio (da FOP) será analisar com muito cuidado como poderia utilizar aquele lugar central. Novas ideias, questões de inovação na área de saúde ou atividades culturais”, explica o reitor. Acrescentou, ainda, que a FOP terá que considerar as possibilidades de utilização daquele lugar central, porque isso define também como será feito o projeto de recuperação do prédio, que envolverá sua adaptação em termos de energia elétrica e hidráulica para as funções que a FOP considerar aquele local mais adequado. “Nossa sensação foi muito positiva desse contato com a diretoria da FOP, a reitoria da Unicamp e a Campinas Decor”.

Haiter destacou a sintonia entre a direção da Unidade e o magnífico reitor, que em poucos meses de mandato já visitou a Faculdade três vezes. Isso mostra que o professor Meirelles tem um carinho muito especial pela FOP. Novas ações entre reitoria e FOP estão por vir. "Se unirmos força, acredito que temos possibilidade de ter sucesso na recuperação desse prédio histórico. Vejo essa união com muito bons olhos. Isso mostra que não estamos parados. Estamos procurando soluções para que o local tenha um destino nobre: atender à população de Piracicaba. Assim, ganha a FOP, ganha a Unicamp e ganha a comunidade piracicabana". 

“A cidade tem potencial grande de crescimento. A Unicamp está querendo socializar o espaço e viemos para ver essa viabilidade, trazer algum projeto que interesse para a cidade. O prédio é lindo, muito espaçoso, dentro de uma área maravilhosa, que é o centro da cidade. Acredito que todos os centros do mundo deveriam ser preservados em todas as cidades. Pretendemos fazer algo que traga benefício à população”, disse Cardoso.

O antigo prédio da FOP, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codephac), abriga o curso de Técnico em prótese dentária, o Museu da Odontologia, além das clinicas do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), clínica de pediatria e clínica do extra-muro dos alunos de graduação.