Terça, 21 Dezembro 2021 14:33

FOP integra projeto Memorial Covid Unicamp

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebeu na manhã dessa segunda-feira (20) a visita de um Grupo de Trabalho (GT) que avalia os melhores locais para abrigar o projeto Memorial Covid Unicamp. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp.

A equipe foi recebida pelo Diretor Associado, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, pelo Coordenador do Campus, Décio Henrique Franco e pela Coordenadora Técnica de Unidade, Ana Cláudia Fabbri Ceccato. Participaram da reunião o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Antonio Santos Coelho, Marcelo Terra Cunha, Maria Cristina R. Vidrich, Edilene Teresinha Donadon, Renata França Marangoni, Alice Ramos de Moraes e Simone Cristina Ferreira.

A ideia é ter nas três cidades, onde a Unicamp está encampada, uma obra física que homenageie as vítimas da Covid-19, tanto aquelas ligadas à Unicamp, funcionários, alunos, docentes e terceirizados, e seus familiares, como também as mais de 600 mil vidas perdidas no Brasil, em grande parte por culpa do negacionismo.

Também será selecionado um local para ser projetado um vídeo com fotos e relatos sobre a pandemia feitos por pessoas comuns. 

Outra ideia, será escolher um local de passagem com grande fluxo de pessoas para abrigar uma obra de arte. Será feito um concurso onde artistas plásticos poderão apresentar propostas. Será um espaço de reflexão e de tranquilidade, além de ser um local de referência para a Faculdade. Uma pintura em grafite também poderá ser realizada para compor o projeto.

O diretor associado, Flávio Aguiar, classificou a ideia de contemplar as Unidades que ficam fora dos limites do campus de Barão Geraldo como válida. “Peço que sempre considerem Piracicaba como parte da Unicamp em todos os eventos”, disse.

A equipe também se reuniu com o secretário de cultura de Piracicaba, Adolpho Queiroz, para tratar de ações conjuntas desenvolvidas entre o município e a Unicamp. Para encerrar a visita, conheceram o antigo prédio da FOP, localizado na área central, a Estação da Paulista e o Engenho Central.