Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Dia do Índio

Dia do Índio

Diferente: DEdiC promove atividade na FOP com índios da “Tribo Kariri-Xocó”

A Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdiC), unidade que gerencia  o Centro de Convivência Infantil (Ceci), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Unicamp, recebeu uma apresentação cultural com o Grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó na tarde dessa quarta-feira (22). A atividade foi direcionada aos professores, aos pais e aos alunos do Ceci, que participaram do “Torés” – cantos e dança típico da aldeia, disse a diretora do Ceci Carla Iolanda Toreli. “A atividade foi muito produtiva e atingiu o objetivo”, conta. O grupo indígena pertence a tribo Kariri-Xocó, localizada na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio.

A apresentação tem como objetivo proporcionar diversas vivências às crianças. A DEdIC possui Projetos Institucionais que subsidiam o planejamento pedagógico.

Dentre os projetos, está o de Cultura Indígena e Afro brasileira que promove a integração e ampliação de conhecimentos sobre a cultura e história nacional através das artes, literatura e brincadeiras. 

 “Esse contato com crianças é muito importante. Os índios falaram de sua importância na história do Brasil e que fazem parte do povo. Mostraram sua cultura e valores. Foi diferente, a atividade chamou a atenção até dos que estavam próximo do Ceci. Para os índios foi uma forma de dizerem que estão ai, já que tem sido ficado a margem da sociedade, comentou o pai da Julia, o administrador Décio Henrique Franco.

 

voltar ao topo