Sexta, 19 Fevereiro 2016 14:33

Lançamento de livro

Escrito por

Lançamento de livro reúne autoridades da área de saúde pública na FOP

O Livro “Gestão Pública em Saúde: Fundamentos e Práticas”, produzido pela Editora Livronovo, foi lançado na tarde dessa quinta-feira, dia 18, nas dependências da Biblioteca Professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, localizada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A cerimônia contou com a presença do ex-ministro da Saúde Arthur Chioro; do diretor, Prof. Dr. Guilherme Elias Pessanha Henriques; do diretor-associado Prof. Dr. Francisco Haiter Neto; do  Secretário de Saúde do município de Mauá, Luis Fernando Tofani; Sergio Costado, do Ministério da Saúde, além de reunir convidados, especialistas, profissionais do setor, alunos e professores durante um coffee break oferecido aos presentes.

O ex-ministro da Saúde Arthur Chioro falou da contribuição do livro para o Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS é um sistema que é construído pelos trabalhadores com uma forte participação da universidade. Se você tem a produção de um livro que junta formulação teórica com experiência prática, com a vivência da gestão pública de vários profissionais, inclusive os que estão se formando na universidade, é uma enorme contribuição que a FOP, consequentemente, o professor Antonio Carlos Pereira, como um dos principais organizadores dessa obra, dá ao sistema.

O diretor, Prof. Dr. Guilherme Elias Pessanha Henriques, falou da importância da obra para a FOP. “Obras como essa elevam o nome da Faculdade. A Odontologia Preventiva e Saúde Pública é uma área produtiva, conta professores competentes e o Prof. Dr. Antônio Carlos Pereira é uma referência na área”, disse. O diretor destacou, ainda, a importância da FOP abrigar eventos como esse e receber autoridades como o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro e egressos do curso que estão engajados em diversos setores do serviço público.

Para o professor Pereira, a obra alcançou o objetivo. “É um projeto grande, bastante cansativo, até pelo tema. Na realidade, além de ser mais um livro didático, é a construção de um projeto que tem um objetivo diferente: ser escrito por gestores para gestores”. Segundo ele, não é uma tarefa fácil, porque o gestor é uma pessoa que tem muita experiência, entende muito do trabalho dentro do município, conhece todo o sistema, contudo, tem dificuldade de colocar essas ideias no papel. “O livro não é só um conjunto de texto, é um produto editorial, que tem uma formatação e segue determinadas regras, que normalmente os principiantes tem grande dificuldade de seguir. E, receber pessoas que trabalham onde eu quero chegar, é muito gratificante".