Segunda, 11 Abril 2016 11:32

Curso de “Inglês para fins acadêmicos” é oferecido na FOP para alunos de PG

Neste semestre, iniciou-se a primeira turma do curso de “Inglês para fins acadêmicos”, com 30 alunos matriculados. Este curso busca apoiar os alunos na busca e transmissão de conhecimento em âmbito internacional, desenvolvendo as habilidades de comunicação oral e escrita, capacitando-os a fazerem apresentações de trabalhos acadêmicos de nível internacional, elaborarem artigos, dissertações e teses, bem como ampliar a sua capacidade comunicativa para que não tenham receio de se comunicarem e se exporem em outro idioma. Este curso é apoiado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNICAMP, com carga horária de 60 horas. O período de oferecimento é de 07/03/2016 a 20/06/2016 e as aulas têm acontecido nas segundas e quartas das 12 às 14 h, na FOP.

Para atingir estas metas, o curso foi segmentado em três pilares que darão a formação sólida e abrangente necessária para o progresso dos alunos, que são: revisão gramatical de pontos que normalmente confundem os falantes da língua portuguesa, aprimoramento e expansão de vocabulário e linguagem técnica sofisticada que aprimorem a qualidade e a precisão tanto na escrita quanto na fala, e as aulas práticas, na quais os alunos fazem apresentações orais, participam em debates, analisam gráficos e aprendem técnicas de como se expressarem de forma mais natural e profissional.

Com este intuito, o curso é dividido proporcionalmente entre aulas teóricas e práticas, visando propiciar toda a base teórica para que os alunos alcancem um nível de excelência no uso da língua inglesa e fornecer o suporte para que o aluno tenha segurança e motivação para ter uma participação mais ativa no âmbito internacional.

O curso é ministrado pelo professor Eduardo Povedano, que estudou comunicação na Royal Academy of Dramatic Art em Londres e é examinador oral dos exames de Cambridge – Inglaterra. Desta forma, ele tem condições de aliar a transmissão de técnicas de comunicação, tanto oral como corporal, com o rigor e alto padrão linguístico do Quadro Comum Europeu de referência em idiomas.

Os critérios para admissão e seleção para o curso foram: conhecimento prévio do idioma inglês no nível B2, ou seja, intermediário avançado. Neste nível, a pessoa é capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade e produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais. Foram aceitos certificados de escola de idiomas reconhecidas nacionalmente e de testes de proficiência como TOEFL, IELTS, FCE, CAE, TOEIC. Para os alunos que não tinham estes certificados, foi aplicada prova e entrevista. A Profa. Cínthia Tabchoury, Coordenadora Geral da PG, esclarece que esta é uma oportunidade ímpar para os alunos da FOP e que espera que o curso possa ser oferecido novamente em outros semestres.