Quarta, 27 Julho 2016 15:21

FOP abriga Exposição "Retratos Brasileiros"

Escrito por

O que é o Brasileiro ?

Impulsionados por essa dúvida te convidamos a embarcar em uma viagem através de olhares, sorrisos e histórias de um povo ainda pouco conhecido. Um povo que talvez ainda pouco se conheça.  O povo brasileiro. Uma viagem que busca apresentar através das fotografias de pessoas uma população brasileira   sem estereótipos, livre de preconceitos e julgamentos. Um Brasil representado por rostos e depoimentos de poucas palavras que resumem histórias e alegrias que não temos tempo ouvir no nosso corrido cotidiano.

O projeto consiste em uma série de retratos fotográficos feitos em manifestações, eventos e situações corriqueiras pelas ruas do Brasil. Em alguns casos as pessoas fotografadas ganham uma cópia da foto impressa e compartilham um pequeno relato sobre o momento fotografado. Assim, juntos, fotografias e relatos entram a fazer parte do projeto e ficam publicados no nosso site apresentando a quem queira um pedaço do Brasil.

A exposição estará aberta para visitação nos períodos de 01 a 26 de agosto na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Acesse o site www.retratosbrasileiros.com e veja todas as fotos deste projeto.

O idealizador:

Sete Lagoano (MG) de nascimento, Tomás Cajueiro desde muito cedo se acostumou a longas viagens. Foi ao longo dessas viagens  que se deparou com culturas muito diferentes e se fascinou as possibilidade de aprendizado que podemos ter ao nos confrontarmos com  aquilo que é diverso.  Mestre em Ciências Política pela Universidade de Manchester e fotógrafo com vasta experiência internacional, Cajueiro viveu em países com Itália, Turquia, Nigéria , Inglaterra entre outros idealizou o Retratos Brasileiro junto a Carlos Rincon para dar uma pequena contribuição ao processo de formação de uma identidade nacional livre de preconceitos e estereótipos.

O caminho de Cajueiro até a fotografia foi um pouco tortuoso. Estudou jornalismo com uma ênfase muito forte em questões relacionadas a aspectos teóricos sobre a formação de identidades e a relação entre o jornalismo e a formação de opinião pública. Buscando respostas para a pergunta ‘O que é o povo brasileiro?’ Cajueiro acabou se interessando pelos processos históricos que criam a percepção que um povo tem de si mesmo. Isso foi em Perugia, na Itália, entre os anos de 2007 e 2010. Foram anos de estudo sobre questões de linguísticas e semiótica que impactaram profundamente relação do fotógrafo com a fotografia. Ao terminar a graduação transferiu-se para  Lagos, Nigéria, com o objetivo de trabalhar como voluntário em uma instituição não governamental.

Foi na África que as coisas começaram a mudar e a fotografia de Cajueiro começou a ganhar mais corpo e maturidade. Em Lagos teve a oportunidade de viver – e fotografar – a vida quotidiana da maior metrópole Africana. Conhecer as pessoas e fazer parte da rotina da cidade permitiu o fotógrafo produzir um registro fotográfico único das belezas que se escondem por trás da imagem negativa que normalmente se tem sobre a África. Desse período na Nigéria nasceu ‘A Beleza e Dor’, uma exposição itinerante de 35 fotografias  de pessoas e cidades do país africano que desde 2012 apresenta aos brasileiros um pouco das belezas do povo nigeriano.

Desde então se envolveu em diferentes projetos de fotografia autoral e busca no Retratos Brasileiros “apresentar o brasileiro ao próprio brasileiro para que no processo de autoconhecimento possamos nos tornar uma povo mais forte e unido.”

Os outros fotógrafos:

Erica D. Dezonne

Nascida em Campinas, interior de São Paulo, Érica vem de uma mistura de famílias onde parte tem sangue artístico, e outra representada por mulheres revolucionárias e a frente dos tempos. A paixão por fotografia foi surgindo de acordo com que era escalada, desde criança, a ser fotógrafa das viagens que fazia com seu pai: “para a loucura dele, sempre tinha que revelar rolos e rolos de filmes”.

Mas foi após sua graduação em Jornalismo que descobriu sua verdadeira paixão pelo Fotojornalismo, quando Erica D. Dezonne teve a oportunidade de vivenciar por alguns meses a rotina de fotojornalistas do Grupo RAC, principal veículo de comunicação de Campinas e região Metropolitana. Registrar diferentes episódios da vida cotidiana das pessoas, saber das dificuldades que enfrentam, fazer o bem em retratá-los para que possam protestar de alguma forma e que possam ser ouvidos como cidadãos através do meio de comunicação, se tornou parte da realização profissional através do fotojornalismo para Erica D. Dezonne. Sua passagem pelo Grupo RAC foi de quatro ano no quais chegou a ser finalista de diversos prêmios nacionais, incluindo os prêmios Esso e Embratel em 2011, com a foto “A luta de uma mãe contra o vicio”. Com a saida do periódico campineiro, teve passagem pelos jornais Diário de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Atualmente mora e estuda fotografia em Londres, Reino Unido e busca no Retratos Brasileiros ‘retratar o brilho nos olhos e a esperança que motiva cada brasileiro a buscar uma vida nova fora do país’.

Sara Prevedel

Nascida em Valinhos – SP, Sara Prevedel é estudante de Design na Universidade Federal De Santa Catarina. Sempre amou a fotografia e já desde os 14 anos se aventurava com uma câmera. Assim que surgiu a oportunidade de participar ao Retratos Brasileiros não pensou duas vezes antes te topar. Viu no projeto a  oportunidade de juntas duas grandes paixões: as pessoas, principalmente as mais excêntricas e um pouco for a que definimos ‘normal’e a fotografia.

Busca a oportunidade de conhecer pessoas que não fariam parte do seu cotidiano não dosse pelo projeto. Claro que não só conehcermas trazer aos seguidores um pouco dessas pessoas.

Thamyris Salgueiro

Thamyris Salgueiro é natural de Manaus e bacharel em fotografia pelo Senac-SP (2005-2008). Na faculdade teve contato com processos de revelação e ampliação em cor e preto e branco. Também foi na faculdade que teve o primeiro contato com as técnicas de fotografia de estúdio tanto para retratos como para produtos. Nesse período desenvolveu trabalhos foto documentais sobre os mais diversos temas: terceira idade, fé, São Paulo, feiras, cena eletrônica, dentre outros. Terminando por produzir seu trabalho de conclusão de curso com uma série também foto documental sobre matadouros.

Em 2009 mudou para Valinhos e abriu um home estúdio, voltado para eventos e books. Nesse mesmo ano, começou a escrever, juntamente com seu pai, um blog fotográfico: 2Salgueiros. Desde 2011 está a frente do Container da Imagem, onde atua nas áreas de fotografia institucional, publicitária e retratos em estúdio. É diretora de fotografia do Fotoclube Valinhos. Está super motivada em integrar o Retratos Brasileiros e poder colaborar com imagens que tragam questionamentos sobre os mais diversos aspectos da população brasileira. Representante do Retratos em diferentes partes da região sudeste.