Quinta, 03 Novembro 2016 09:37

Pós-Graduandos dos Programas de Clínica Odontológica e Materiais Dentários da FOP visitam a Universidade de Oklahoma, EUA.

Os visitantes da FOP e os Profs. Sharukh Khajotia e Fernando Florez Os visitantes da FOP e os Profs. Sharukh Khajotia e Fernando Florez

Cinco alunos dos Programas de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (PPG-CO) e Materiais Dentários (PPG-MD), acompanhados pelo Prof. Dr. Marcelo Giannini da Área de Dentística da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), visitaram a Faculdade de Odontologia da Universidade de Oklahoma (UO-CD), situada na cidade de Oklahoma, Estados Unidos, no período de 16 a 19 de outubro, a convite dos Drs. Sharukh Khajotia, Professor Titular e chefe do Departamento de Materiais Dentários da UO-CD, e o Dr. Fernando Esteban Florez, Professor Assistente do mesmo departamento. Os alunos também participaram previamente do congresso anual da Academia de Materiais Dentários, que foi realizado na cidade de Chicago (de 13 a 15 de outubro), com apresentação de trabalhos e participação nos cursos e outras atividades do evento.

A doutoranda Carolina André ministrando parte do simpósioGabriel Nima, Paulo Ferreira, Gabriel Abuna do curso de doutorado do PPG-MD, Maicon Sebold, mestrando e Carolina B. André, doutoranda do PPG-CO foram os alunos que tiveram a oportunidade de conhecer a UO-CO. Gabriel Nima, Carolina B. André e o Prof. Giannini ministraram um simpósio e esse evento foi realizado para os docentes, alunos e pesquisadores dessa Faculdade de Odontologia, no dia 18 de outubro, a qual forneceu créditos para o sistema “Continuing Education” da Odontologia nos EUA aos participantes. Gabriel Nima e Carolina B. André ministraram sobre os respectivos temas: “Bactericidal Efficacy of Argon Plasma on Streptococcus mutans  and Escherichia coli” e “Incorporating Compounds in Restorative Materials that Modify Streptococcus mutans Virulence’”, que são partes das pesquisas que eles desenvolvem atualmente. O prof. Giannini apresentou o histórico e o sistema de Pós-Graduação da FOP-UNICAMP, os cursos oferecidos, os objetivos de cada programa e a produção científica desta unidade da universidade.

De acordo com o professor Giannini, a visita se deu com o objetivo de troca de informações científicas, conhecimento de novas tecnologias e metodologias, além de estreitar laços de colaboração em pesquisa entre as duas instituições. O convite foi devido ao assunto e linha de pesquisa que os professores de ambas instituições e seus alunos desenvolvem no momento. “A colaboração em pesquisa foi muito benéfica, pois poderá resultar em futuros estágios no exterior para alunos da FOP, visitas futuras à FOP desses profs. Americanos e suas participações nos nossos programas de pós-graduação.