Quarta, 09 Novembro 2016 10:46

Oxitec inaugura primeira fábrica de produção em grande escala do Aedes do BemTM em Piracicaba

Escrito por

Professora Dagmar Queluz, representando o CMCT (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia), a FOP/UNICAMP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) e a ESALQTec Incubadora Tecnológica, marcou presença na inauguração da primeira fábrica de grande escala da OXITEC em Piracicaba, no último dia 26/10.

Esta nova unidade em Piracicaba irá produzir 60 milhões do Aedes do BemTM por semana e será capaz de proteger milhões de pessoas contra o mosquito que transmite dengue, Zika e chikungunya.

A Oxitec é uma empresa inglesa, com investimento próximo de R$ 30 milhões em Piracicaba. Os mosquitos (pernilongos) transgênicos soltos na cidade têm o objetivo de reduzir a população dos mosquitos que transmitem doenças como dengue, zika e chikungunya.  A primeira soltura em Piracicaba, foi na região do bairro Cecap/Eldorado em 2014. Neste ano de 2016 teve soltura dos Aedes Aegyptis transgênicos nos bairros que integram a expansão do projeto na região central da cidade.

Profa Dagmar comenta que “os pernilongos machos que são soltos, e estes não picam e não transmitem a doença, e após liberado no ambiente e seus descendentes morrem, portanto, não persistem no ecossistema. A ciência está procurando soluções, capaz de controlar esse grave problema de saúde pública.”

 A Oxitec está localizada em um galpão de 5.000 m², no bairro Unileste. É uma empresa limpa e inovadora. O Aedes do Bem™ recebeu parecer favorável de biossegurança da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Nele, a CTNBio afirma que o Aedes do Bem™, cujo nome técnico é OX513A, é seguro do ponto de vista humano, ambiental, animal e vegetal. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), concedeu ao Aedes do Bem™ um Resultado de Impacto Não Significativo (FONSI na sigla em inglês), afirmando que ele não coloca riscos para a saúde humana e do ambiente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) também recomendou o uso do Aedes do Bem™ em condições operacionais.

 Com a implantação da fábrica da Oxitec, a cidade se torna referência na tecnologia do Aedes do BemTMe ainda ganha com a geração de postos de trabalho.

 Em julho de 2016, a VE (Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba divulgou dados indicando uma redução de 91% no número de casos de dengue registrados no Cecap/Eldorado, no ano-dengue 2015/2016 em comparação com 2014/2015. O número de casos caiu para apenas 12 durante o ano em que foi liberado ali o Aedes do Bem™, mosquito © 2016 Oxitec Página 2 geneticamente modificado que combate o Aedes Aegypti selvagem, contra 133 casos registrados no período anterior.