Segunda, 19 Dezembro 2016 10:36

Docentes e alunos da FOP são premiados em evento na Unicamp

Docentes e alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) são premiados em uma assembleia universitária extraordinária, realizada no Centro de Convenções da Unicamp nesta sexta-feira (16). Foram entregues os prêmios Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Inova Unicamp de Iniciação a Inovação. Na oportunidade, a professora Fernanda Klein Marcondes, coordenadora Associada  de Graduação, esteve representado a FOP.

A professora Regina Maria Puppin Rontani, da área de Odontopediatria, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”. “Esse prêmio representa a coroação de todos esses anos e a dedicação que temos pela Unicamp. É um prêmio que todo docente almeja conseguir um dia. Estou muito feliz por ter conseguido e, merecido, esse prêmio”, conta.

O professor Luís Roberto Marcondes Martins foi agraciado com o prêmio de “Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação”. O docente falou da importância do prêmio. “É um reconhecimento no qual fico bastante honrado em função de todos esses anos em termos de atividade de graduação. Indiscutivelmente, acredito que os pilares de atuação da universidade, aquele que reputo de mais importante e a razão de ser a universidade, é a graduação. Quando você é um professor e tem o reconhecimento em função dessas atividades específicas de graduação é bastante gratificante e, eu me sinto bastante contente com esse reconhecimento. Tenho que deixar registrado que a Unicamp saiu do discurso e hoje ela tem valorizado as atividades de graduação de uma forma bastante contundente”, disse.

Os trabalhos dos alunos Gabriela Silveira Correia, orientada pela professora Marines Nobre dos Santos Uchoa, e coorientada pela pós-graduanda Lívia Pagotto Rodrigues e Taina Queiroz dos Santos, cujo trabalho teve orientação da professora Célia Marisa Rizzatti Barbosa e coorientação do pós-graduando Vitor Ricardo Munhoz, receberam o prêmio de “Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp”.

O estudo realizado por Tainá investigou um tratamento de uma disfunção temporomandibular. Trata-se de uma comparação de dois tratamentos os quais visam observar qual seria o melhor e mais eficaz. Uma proposta nova. De acordo com a professora Célia Rizzatte, o estudo foi contemplado graças ao trabalho de toda uma equipe que se empenha de uma forma efetiva para conduzir todos os trabalhos que são feitos na FOP, na linha de pesquisa que é conduzida por ela. “Aproveito para parabenizar o grupo que atua juntamente conosco”, revela.

Já o trabalho desenvolvido pela aluna Gabriela Corrêa teve como tema: “Avaliação microbiológica do biofilme em crianças com cárie precoce do infância”. Nesse trabalho foi evidenciada a importância de fazer caracterização microbiológica do biofilme especificamente sobre a lesão de mancha branca sobre a lesão de cárie cavitada. Para ela o prêmio representa uma conquista muito grande. “Uma motivação para continuar sempre”.