Quarta, 15 Fevereiro 2017 15:34

Exposição

FOP abriga exposição "Escadas e Pilares", de Lucas Ribeiro

O artista plástico carioca Lucas Ribeiro apresenta na Unicamp uma de suas mais recentes séries de pinturas, intitulada "Escadas e Pilares". A mostra poderá ser vista na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, na Biblioteca Central Cesar Lattes, e no Centro de Convenções da Unicamp, onde circulará até o dia 31 de maio.

As telas apresentadas são narrativas gestuais onde se evidencia o prazer de pintar elementos e temas que transvasam, na sua essência, um diálogo, mesmo que distante, com o movimento neo expressionista. Embora não possa ser rotulado como tal, o trabalho “Escadas e Pilares” têm como protagonistas as cores fortes e a ênfase no aspecto psicológico da solidão.

Lucas Ribeiro tem trabalhado nas artes plásticas há trinta anos, utilizando diferentes técnicas de pintura acrílica e experimentando diversos suportes. Nascido na cidade do Rio de Janeiro/RJ, atualmente mora em Campinas/SP, onde desenvolveu as séries em questão, tendo usado técnica mista e acrílico sobre tela.

Formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC do Rio de Janeiro, Lucas Ribeiro estudou nos anos 1980 com os artistas Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Luiz Pizarro no Parque Lage (RJ), no curso Dinâmica de Atelier, e com Celeida Tostes, no curso Artes do Fogo, tendo exposto em várias mostras coletivas, entre elas a tradicional “Novíssimos do IBEU” (Instituto Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro) com curadoria do crítico de arteMarc Berkowitz.

Serviço:

Exposição: "Escadas e Pilares"
Artista: Lucas Ribeiro
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) - Av. Limeira, 901, Bairro Areião, Piracicaba/SP
Visitação: 15 de fevereiro a 15 de março, de segunda a sexta, das 08h às 18h

Local: Centro de Convenções da Unicamp - Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP.
Visitação: 23 de março a 27 de abril, de segunda a sexta, das 07h às 22h
Local: Biblioteca Central "Cesar Lattes" - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP
Visitação: 03 a 31 de maio, de segunda a sexta, das 09h às 17h