Terça, 18 Abril 2017 11:07

Endodontia da FOP oferece encontro com profissionais peruanos

Escrito por

A área de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/Unicamp – realizou um encontro para profissionais peruanos, especialistas em endodontia ou que estivessem se especializando na área. O encontro foi oferecido durante cinco dias (de 27 a 31 de março) e abordou conceitos e filosofia de tratamento endodôntico empregado pela área.

2017 03 31 PHOTO 00000098O evento começou a ser idealizado há aproximadamente um ano e meio, quando o professor Alexandre A. Zaia participou do Congresso Internacional da Sociedade Peruana de Endodontia, realizado em Lima, Peru. “Alguns profissionais que assistiram minha apresentação se interessaram pela forma como a endodontia é realizada aqui na FOP”, conta. A partir daí, e por intermédio do pesquisador de pós-doutorado Daniel Rodrigo Herrera Morante e do Presidente do Colégio Odontológico de Lima, César Gallardo Gutiérrez, concretizou-se a realização do evento.

“Para nós é uma satisfação muito grande ter o reconhecimento de profissionais de outros países vindo nos procurar para conhecer um pouco da endodontia que realizamos. É uma endodontia segura, eficaz, com resultados e temos muito orgulho de pratica-la há muitos anos. É um reconhecimento do trabalho que fazemos e dos cursos que ministramos”, avalia o professor Zaia.

DSC 6658 01“O evento foi muito bem avaliado pelos participantes, tanto que, outro grupo de profissionais peruanos já manifestaram seu interesse em participar de encontros futuros” comenta Daniel Herrera. “É muito gratificante que colegas do meu país natal tenham procurado a FOP para atualizar seus conhecimentos, acredito que esse intercâmbio de experiências seja muito enriquecedor para ambas as partes” acrescenta Daniel.

“Academicamente, o curso é único, satisfatório e propicia uma mudança na mentalidade de como fazer endodontia com técnicas e protocolos de fácil aplicabilidade clínica baseado em conceitos biológcos. Mudar a forma de pensar do profissional pode ser difícil até assistir o nível de evidência apresentado pelos docentes no encontro", disse o participante, Arthur Herrera Francia, especialista em endodontia no Peru.

O evento contou com participação dos docentes da área, Professoras Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes e Professora Adriana de Jesus Soares, assim como dos alunos de pós-graduação Felipe Anacleto, Augusto Lima, Diogo Silva e Andreia Pereira.

O encontro se encerrou com a apresentação de um tratamento endodôntico realizado no consultório da Endodontia pelo Prof. Zaia, com uso do microscópio clínico e transmitido simultânea para os participantes na sala de aula. Durante o evento foram abordados os seguintes assuntos: diagnóstico pulpar e periapical, microbiologia endodôntica, substâncias químicas auxiliares, preparo químico-mecânico, obturação, trauma dental, hands-on de instrumentação, trauma, selamento coronário, além de revascularização pulpar.