Quinta, 01 Junho 2017 13:47

Prof. Ricardo Barbosa comenta matéria sobre bruxismo no site UOL

Escrito por

Dor no rosto sem motivos? DIstúrbio do sono causa até quabra de dentes 

Acordou com dor estranha no rosto? Um distúrbio do sono pode ser a fonte de suas dores. O movimento involuntário de ranger ou apertar os dentes que acontece com a pessoa acordada ou dormindo, é chamado de bruxismo e pode até resultar em dentes quebrados pela pressão feita pela mandíbula.

Apesar de se manifestar nos dentes, o problema não está ligado à anatomia da boca ou da arcada dentária, e sim ao cérebro e a fatores emocionais. E atinge cerca de 8% da população sofre com a doença. 

O distúrbio não tem cura, mas tratamentos paliativos, que incluem até a aplicação de botox, podem reduzir seus sintomas.

Há dois tipos de bruxismo: o do sono e o da vigília. Quem range ou aperta os dentes pode ter um desgaste anormal deles e ficar com a língua e as bochechas marcadas.

José Ricardo de Albergaria-Barbosa, pesquisador de odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explica que o fator principal para o bruxismo noturno é "a excitação do sono por vários neurotransmissores no sistema nervoso central”.

Confina matéria completa no endereço: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/05/17/dor-no-rosto-sem-motivo-disturbio-do-sono-causa-ate-quebra-de-dentes.htm