Quinta, 01 Junho 2017 15:29

Prof. Pedro Rosalen representa a FOP na cerimônia de entrega do “Prêmio Inventores”

A cerimônia de entrega do “Prêmio Inventores”, promovida  pela Agência de Inovação Inova Unicamp, aconteceu na tarde dessa quarta-feira, dia 31 de maio, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Foram premiados 137 pesquisadores da universidade pelas iniciativas de proteção e transferência de tecnologia.

O professor Pedro Luiz Rosalen, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, esteve na cerimônia representando a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O pesquisador foi premiado como trabalho: Composição farmacêutica, processo de obtenção de composição farmacêutica e uso de composição farmacêutica, que também contou com a participação do professor Jaime Aparecido Cury e da doutora Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbrega.

Trata-se da formulação quimicamente estável de um verniz à base de tetrafluoreto de titânio (TiF4). Nos testes de laboratório, em que se avaliou parâmetros como nível de infecção dental pela bactéria cariogênica e redução de cárie, o produto apresentou efeito equivalente ao do fluoreto de sódio (NaF) – principal fluoreto aplicado na odontologia.

“Essa premiação demonstra que as nossas pesquisas tem tido uma aplicabilidade, uma divulgação interessante, significativa para o meio acadêmico, a ciência, por ter gerado conhecimento novo sobre estabilidade de uma forma de fluoreto. E, mais do que isso, ela teve um interesse do mercado. Além de ela ter a publicação aceita pela comunidade científica teve também o interesse pelo mercado, que agora vai pesquisar sua viabilidade de introduzir esse produto como um produto de acesso aos cirurgiões dentistas que vão fazer prevenção de cárie usando o flúor”, contou.

Para o docente, a premiação é consequência de um trabalho de muitos anos e se sente me sinto muito gratificado e reconhecido pelo trabalho. “É uma forma de reconhecimento e eu me sinto feliz por isso”, comenta.

O evento contou ainda com a presença do reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel; do professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova Unicamp, entre outros representantes de importantes parceiros da Inova Unicamp na promoção da inovação. A cerimônia foi abrilhantada pela excelente apresentação do Coral Ziper na Boca.

O Prêmio Inventores é dividido em quatro categorias: Unidade de destaque na Proteção à Propriedade Intelectual, Tecnologia Absorvida pelo Mercado, Patentes Concedidas e Tecnologias Licenciadas. O Prêmio Inventores é realizado pela universidade desde 2004. Nesses 13 anos, foram 506 prêmios distribuídos a pesquisadores ligados à Unicamp.

Mais informações sobre a premiação acessar o endereço: http://www.inova.unicamp.br/noticias-inova/unicamp-reconhece-137-inventores-por-suas-atividades-de-pesquisa-e-inovacao/