Terça, 11 Julho 2017 16:49

Projeto Professor Visitante Especial (PVE)

Na imagem: os professores Francisco Carlos Groppo, Simone Duarte e Pedro Luiz Rosalen Na imagem: os professores Francisco Carlos Groppo, Simone Duarte e Pedro Luiz Rosalen

FOP recebe visita da professora Simone Duarte, da Indiana University-Purdue University--Indianapolis, USA

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebe a visita da professora da Indiana University-Purdue University--Indianapolis, USA, Simone Duarte. A pesquisadora veio por meio do Projeto Professor Visitante Especial (PVE), coordenado pela professora Iriana Zanin, da Faculdade de Farmácia e Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (FFOE), egressa do Programa de Pós-Graduação da FOP, área de Cariologia, juntamente com a professora Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage, diretora da referida Instituição, tambem egressa do Programa de Pós-Graduação da FOP, área de Odontologia.

A FOP participa do projeto com os professores Pedro Luiz Rosalen, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica e Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica.

Na FFOE, a doutora Simone participará de reuniões com os alunos, será banca de tese e ministrará aulas. Também participará de outros eventos nas instituições.

O projeto tem como objetivo investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento; Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior; Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros.

Simone Duarte foi aluna de Graduação e Pós-Graduação (Programa de PG em Odontologia, Mestrado e Doutorado) da FOP, foi orientada desde a iniciação científica até o doutorado pelo professor Pedro Rosalen e com apoio da FAPESP em todos os níveis. Fez Estágio de Doutorado Sanduíche no Center for Oral Biology (COB), da University of Rochester (UR), sob supervisão do professor Hyun Koo (conhecido como Michel, ex-aluno de PG da FOP), tendo sido contratada como Pesquisadora do COB/UR. Atuou como, durante dez anos, como Professora Assistente de Ciência Básica e Biologia Craniofacial da New York University, EUA. Dentre os vários prêmios recebidos, destaca-se em 2010 o prêmio New York University Whitehead Fellowship for Junior Faculty in Biomedical and Biological Sciences, pelo trabalho “The effect of photodynamic antimicrobial chemotherapy on biofilm matrix”, e em 2012 o prêmio IADR/GSK Innovation in Oral Care Award, concedido pela IADR, pelo trabalho “The Influence Of Low-Temperature Plasma On Biofilms”.