Segunda, 07 Agosto 2017 10:00

De 7 a 9 de agosto

Professores: Sharukh S. Khajotia e  Fernando Luis Esteban Florez Professores: Sharukh S. Khajotia e Fernando Luis Esteban Florez

FOP promove palestras internacionais

Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sedia palestras internacionais nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no salão nobre. Os interessados devem se inscrever pelo link:  http://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/.

Essas palestras estão sendo organizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, em nome dos profs. Marcelo Giannini e Karina Gonzales Silverio Ruiz (Coordenadora do PPG-CO), com o apoio da Coordenação Geral dos Programa de Pós-Graduação (Profa. Dra. Cinthia Pereira Machado Tabchoury).

No dia 7, das 14h às 15 horas, o Professor Fernando Luis Esteban Florez abordará o tema:  Colaborações em Pesquisa Internacional com a Universidade de Oklahoma e o Caminho para a Internacionalização". Essa apresentação discutirá como estabelecer colaboração de pesquisa com uma instituição de pesquisa americana, como a Faculdade de Odontologia da Universidade de Oklahoma recebe um pesquisador estrangeiro e o processo de internacionalização pela perspectiva e experiência do referido pesquisador.

Das 15h30 às 16h30, o professor Sharukh Soli Khajotia debará sobre a temática "Biofilmes Orais e Biomateriais Dentários". Ele irá discutir as interações entre biofilmes orais e biomateriais dentários baseados em polímeros, com foco nos esforços do grupo de pesquisa dele para desenvolver novos métodos para quantificar biofilmes e caracterizar biomateriais odontológicos antibacterianos. Ele irá destacar as interações entre biofilmes e uma variedade de biomateriais dentários, incluindo materiais restauradores, ortodônticos e endodônticos.

Já, no DIA 8, das 14h às 15 horas, o professor Fernando L. F. Florez falará sobre "Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Resinas Adesivas Odontológicas com Propriedades Antibacterianas, Bioativas e Promotoras de Adesão". Trata-se de um processo de tradução de uma ideia em um projeto de pesquisa focado no desenvolvimento de um novo material dental baseado em polímero contendo nanopartículas de dióxido de titânio dopadas com nitrogênio.

Entre 15h30 e 16h30, o professor Sharukh S. Khajotia falará sobre "Materiais Odontológicos e Odontologia Restauradora". Na oportunidade, serão apresentados os esforços em pesquisa de seu grupo para desenvolver um sistemas dentais restaurador ativos.

Na quarta-feira, DIA 9, das 14 às 15 horas, o professor Sharukh Khajotia debaterá sobre o tema: "Escrevendo Artigos para Revistas Científicas - como Agradar o Editor". O professor discutirá os critérios utilizados pelos editores e revisores para selecionar os melhores manuscritos para as revistas. Ele também identificará os erros comuns cometidos pelos autores que devem ser evitados.

O Prof. Dr. Fernando L. E. Florez é, atualmente, professor assistente do Departamento de Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Oklahoma. Foi graduado como cirurgião-dentistana Universidade de Marília (em 2002), concluiu o Mestrado em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista, Araraquara (em 2009) e o Doutorado em Odontologia Restauradora na mesma Instituição (em 2012). Em 2012, o pesquisador Esteban Florez iniciou o Pós-Doutoramento no Departamento de Materiais Dentários na Universidade de Oklahoma, onde se tornou docente em 2015. O pesquisador realiza pesquisa no Brasil em colaboração com as universidades UNESP e USP. Fundou uma empresa “startup”, depositou quatro patentes nacionais e internacionais, teve financiamentos da FAPESP e obteve premiações durante o Pós-Doutorado. Possui mais de 45 publicações, com os artigos muito citados pela comunidade científica. Suas linhas de pesquisa incluem materiais dentários, biofotônicos, lasers em Odontologia (lasers de baixa e alta intensidade), descontaminação oral usando terapia fotodinâmica antimicrobiana, esterilização de superfícies usando LEDs e UV, tratamento de água e ar para controle de contaminação cruzada.

O professor Sharukh S. Khajotia atualmente é Professor e Chefe do Departamento de Materiais Odontológicos na Faculdade de Odontologia da Universidade de Oklahoma (OU). Ele também é Diretor Associado de Pesquisa e Programas Avançados. Além disso, trabalha no Centro de Ciências da Saúde do Centro de Saúde e na Escola de Engenharia Química, Biológica e de Materiais da sua universidade. É formado em Odontologia pelo Nair Hospital Dental College, Universidade de Bombaim, Índia (em 1988), possui Mestrado em Biomateriais Dentários pela Universidade Marquette (em 1992) e Doutorado em Biologia Oral pelo Medical College of Georgia (em 1997). É autor e co-autor de mais de 120 publicações em periódicos científicos e três capítulos de livros didáticos. Sua pesquisa enfoca a caracterização e modificação de interfaces de biomateriais e biofilmes no nível de nanoescala, além de estudos sobre biomateriais dentários restauradores e ortodônticos. Os financiamentos para suas pesquisas tem sido obtidos do “National Institutes of Health” (NIH), do “Oklahoma Center for the Advancement of Science and Technology” (OUHSC), do “J. Dean Robertson Society Summer Research Program” e patrocinadores corporativos. Recebeu inúmeros prêmios em reconhecimento de suas contribuições didáticas, acadêmicas e de serviços, incluindo “Oklahoma University President's Associates Presidential Professorship” e oito Most Outstanding Classroom Instructor Awards”. Ele atuou como orientador em pesquisas de mais de 70 estudantes de pós-graduação, estudantes de pré-doutoramento e professores. Apresentou suas pesquisas em inúmeras conferências nacionais e internacionais.