Imprimir esta página
Domingo, 05 Novembro 2017 13:43

Convite: Orquestra Educacional de Piracicaba

Escrito por

FOP dá início às atividades comemorativas dos 60 anos de fundação 

 

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp completa 60 anos de fundação em 2017. Para comemorar a data, foi instituída uma comissão, sob a presidência do professor Enilson Sallum, a qual está organizando diversas atividades. A programação será aberta no dia 7 de novembro às 20 horas no Salão Nobre Plinio Alves de Moraes, com a apresentação da “Orquestra Educacional de Piracicaba”. Todos os membros da comunidade da FOP e seus familiares estão convidados. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da FOP: https://www.youtube.com/fopunicampoficial

Sob a regência do maestro Ivan Bueno, setenta e dois músicos, divididos em quatro famílias: cordas, madeiras, metais e percussão, durante 40 minutos, farão um passeio pela música erudita tradicional, algumas trilhas sonoras e uma música brasileira. “Teremos um cenário bastante amplo para atender a todos os públicos. A participação da Orquestra na história da FOP é significativa porque vai ao encontro dos mesmos ideais. A Universidade tem como objetivo o ensino e a educação e a Orquestra visa a inclusão. É um casamento interessante. A orquestra vê o convite da FOP como um reconhecimento”, conta Bueno.

Criada em 2013 e reformulada em 2015, tem como objetivo oferecer oportunidade para o desenvolvimento técnico, musical e pessoal, aprimoramento da percepção coletiva, troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração. Acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos como a música popular brasileira, pop-rock, trilhas sonoras, entre outros.

O diferencial da orquestra é a proposta pedagógica e metodológica que visa à inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos variados níveis de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe da orquestra. Isto é possível através da elaboração de arranjos que utilizam a metodologia progressiva entre os naipes, oferecendo aos músicos que dominam o instrumento vários desafios e, aos que estão começando a oportunidade de participação conforme seu nível técnico; e também pela parceria solidária e benéfica entre os que têm mais experiências e aqueles com menos experiência. O resultado desta proposta pedagógica é surpreendente: cada músico contribuindo com suas habilidades e experiências participam da elaboração de um resultado final extremamente agradável, que é audível a todos e que apresenta todos os responsáveis pela sua elaboração com o mesmo grau de importância.

A orquestra se baseia em 3 pilares importantes:

1º - Educacional = por se tratar de um grupo que acolhe as pessoas independentemente de seu nível técnico ou de conhecimento musical. Existe sempre uma parte adaptada para que o músico se sinta confortável naquele momento;

2º - Social = oferece oportunidade a todas as pessoas principalmente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos da orquestra visam oferecer perspectiva de empregabilidade e oportunidade de um mundo melhor. Outro ponto importante é a inclusão de pessoas de diferentes idades, principalmente adultos e idosos que poderão ter este espaço para a socialização, ocupação, deleite e prazer;

3º - Cultural = por meio dos concertos e apresentações a orquestra permite acesso gratuito aos bens culturais disponíveis, conhecendo um pouco mais sobre o repertório erudito, seus compositores e a funcionalidade de uma orquestra.

Composta por mais de 72 integrantes de todas as famílias dos instrumentos, a OEP tem buscado consolidar seu trabalho por meio de projetos para a sua perenidade e sustentabilidade. Visando o acesso ao aprendizado dos instrumentos de orquestra, formação de público e oportunidade de empregabilidade, tendo a educação e a música como meio de transformação social e cultural.