Terça, 14 Novembro 2017 15:13

Reconhecimento

Escrito por

Trabalho da área de Odontologia Legal é premiado em congresso internacional

O trabalho apresentado pela doutoranda Laíse Nascimento Correia Lima, do programa de Pós-graduação em Biologia Buco Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), intitulado: “Dimorfismo sexual del arco dental humano”, conquistou o primeiro lugar no concurso ao Prêmio Dr. Mario Cantin, realizado na IX Jornadas de la Asociación Española de Antropología y Odontología Forense (AEAOF) y la IX Reunión de la Sociedad de Odontoestomatólogos Forenses Iberoamericanos (SOFIA), evento realizado na cidade de Huelva – Espanha, nos dias 19 a 21 de outubro de 2017. A pesquisa contou com a participação da pesquisadora Rachel Tinoco e teve como orientador o Professor Dr. Eduardo Daruge Júnior, sob coorientação do Dr. Carlos Eduardo Palhares Machado.    

A convocatória para o prêmio exigia uma pesquisa original em Odontologia Legal e seu vínculo com a criminalística, antropologia e tanatologia. Previamente ao evento, apenas três trabalhos foram selecionados para apresentação oral, sendo julgados por uma comissão para escolha do vencedor.  “Foi muito gratificante representar o Brasil e as pesquisas desenvolvidas no nosso país, que refletem a busca por soluções aplicáveis a nossa realidade. É disso que comunidade científica precisa, se aproximar mais dos nossos problemas e tentar resolve-los”, afirmou Laíse, que atualmente está no programa de doutorado sanduíche, em parceria com a Universidad de Granada – Espanha. “O sanduíche é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal incrível. Acompanhar e ver de perto o que é feito em outros lugares amplia os horizontes e promove uma troca de informações muito interessante. Sou muito grata a FOP, a Capes e ao Edital Pró-Forenses por essa oportunidade! ”. 

O trabalho investiga o dimorfismo sexual por meio de medidas feitas no arco dental superior e inferior e trouxe resultados satisfatórios em duas populações brasileiras do Nordeste do Brasil. O prêmio Dr. Mario Cantín, outorgado pela Sociedad de Odontoestomatólogos Forenses Iberoamericanos (SOFIA), que objetiva promover o estudo e as pesquisas em Odontologia Legal, como disciplina auxiliar da justiça e desenvolver novas ferramentas aplicáveis a este objetivo, consistiu de um certificado e o valor de 300 euros.