Imprimir esta página
Quarta, 13 Dezembro 2017 11:21

FOP 60 anos

Escrito por

FOP sedia sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba em homenagem aos 60 anos de existência

No ultimo dia 7 de dezembro, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) sediou pela primeira vez uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba, propositura do vereador Pedro Kawai, em homenagem aos 60 anos de fundação da instituição. A cerimônia foi abrilhantada pelo flautista Pedro Vicente Pereira.

Como parte das atividades deste dia, foi realizada uma cerimônia religiosa celebrada pelo padre Rafael Galvão Barbosa e participação do professor Pedro Rosalen, cuja mensagem destacou a participação dos docentes, funcionários e alunos na construção da história da FOP. Na sequencia, foi realizado o plantio de uma muda de Jequitibá Rosa, arvore símbolo da FOP -  a cerimônia foi acompanhada pela apresentação musical de Emily Pereira de Souza (violoncelo) e Sophia Pereira de Souza (violino) e Pedro Vicente Pereira (flauta). Houve também a apresentação da Banda Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), sob a regência do maestro Emerson Luis Amaral Martins e inauguração de dois painéis fotográficos retratando a história da FOP. No encerramento, foi oferecido um coquetel para toda comunidade da FOP.

Para a coordenadora geral da Unicamp, professora Tereza Dib Zambon Atvars, na oportunidade representando o reitor, Marcelo Knobel, a FOP tem duas dimensões, a liderança acadêmica como polo de excelência da Unicamp, e a liderança regional. “A FOP é uma unidade anterior à criação da Unicamp e para nós tem uma importância acadêmica por ser uma faculdade consolidada, sem dúvida nenhuma a melhor da América Latina e uma das melhores do mundo, rankings internacionais mostram isso. Por outro lado, tem uma importância regional, por estar fora da sede da Unicamp, em uma cidade importante do interior paulista. É a combinação de dois fatores importantes”, disse.

O diretor, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, destacou a relevância da data. “As atividades estão se encerrando, os alunos do quinto ano praticamente formados, e receber uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba é uma homenagem especial para a FOP. Com 400 alunos de graduação, a instituição hoje se destaca por uma pós-graduação forte, uma das mais bem avaliadas do Brasil, com altos indicadores de produção científica, de qualidade de ensino e de prestação de serviço odontológico", conta

Já, o coordenador da comissão formada para organizar a celebração dos 60 anos da FOP, professor Enilson Antonio Sallum,  falou da alegria da comissão em trabalhar para estas atividades. “Conseguimos reunir nossa comunidade. Hoje, recordamos e celebramos o esforço de diversas gerações que nos precederam para que a FOP fosse essa referência dentro da odontologia nacional e internacional, esforço de professores, funcionários e alunos que por aqui passaram e fizeram esta instituição que enche de orgulho a Unicamp e a cidade de Piracicaba”, avaliou. Para ele, a FOP ainda tem muito com o que contribuir. Enilson acredita que num futuro não muito distante, a faculdade poderá expandir as atividades de atendimento à população com as novas edificações e melhorar ainda mais esse papel social que exerce em Piracicaba e região. “É um momento de festa e um momento para refletirmos de onde viemos e o que esperamos da FOP para o futuro”.

O vereador Pedro Kawai, autor da propositura, falou da satisfação em fazer parte dessa história. “São 60 anos de história e de formação de profissionais do mais alto gabarito. A FOP é referência no mundo e isso nos motivou a fazer essa propositura. Essa Instituição tem um trabalho não só educacional, na formação de profissionais, mas acima de tudo, tem um enorme trabalho social em nossa cidade. É referência no município. Com esse gesto, gostaríamos não só de parabenizar os 60 anos da FOP com todo trabalho de formação, mas também por levar o nome de Piracicaba para os quatro cantos do mundo”, conta.

Galeria de Imagens