Segunda, 26 Março 2018 09:26

Sabático na FOP

Da esquerda para direita: Profs.: Alan Roger dos Santos Silva,  Juan Carlos Hernández-Guerrero e Márcio Ajudarte Lopes Da esquerda para direita: Profs.: Alan Roger dos Santos Silva, Juan Carlos Hernández-Guerrero e Márcio Ajudarte Lopes

Unicamp é escolhida entre 4 universidades de ponta para abrigar período sabático de prof. mexicano

O professor Juan Carlos Hernández-Guerrero, da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional Autónoma de México, realizou visita acadêmica à equipe do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da UNICAMP durante os meses de março e abril de 2018 como parte de suas atividades de período Sabático junto à UNAM.

Durante sua visita acadêmica, o pesquisador participou das atividades da Rotina de Histopatologia Oral da FOP junto aos professores Oslei Paes de Almeida e Pablo Agustin Vargas e acompanhou os atendimentos ambulatoriais de pacientes com doenças bucais no Serviço de Estomatologia (OROCENTRO) da FOP junto aos professores Marcio Ajudarte Lopes e Alan Roger dos Santos Silva. Também participou de dinâmicas de ensino com mestrandos e doutorandos do PPG em Estomatopatologia, nucleando futuros projetos de pesquisa com colaboração internacional.

Como parte de seu período sabático junto à UNAM, o professor Hernández-Guerrero também visitou dois centros norte americanos (University of California, UCLA e The University of Texas MD Anderson Cancer Center). Após sua visita ao PPG em Estomatopatologia, o Professor Juan Carlos desenvolverá 14 dias de atividades junto ao Instituto de Patologia da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

Ele escolheu a Unicamp pelo reconhecimento internacional. “A FOP possui tecnologia e um preparo de 1º mundo. Muitas universidades da América Latina tem a Unicamp como um centro de referência. Tive a melhor impressão possível. A reputação internacional dessa instituição é traduzida por patologistas orais e estomatologistas muito bem formados, oriundos de várias regiões do país e de outros países da América Latina, e profissionais que atuam dentro deste cenário de diagnostico num padrão internacional”, conta Guerrero.

Destacou, ainda, que a Faculdade conta com uma infraestrutura de ponta e laboratórios bem aparelhados. “Viajei por muitas partes do mundo e posso afirmar, reconhecidamente, que a FOP é referência em atendimento clinico e diagnostico com padrão internacional e, isso demanda muito investimento”, avalia.

O professor do PPG em Estomatologia, Alan Roger dos Santos Silva, falou da importância em receber o pesquisador. “Para a FOP é um privilégio ter um profissional tão desenvolvido aqui por 30 dias para discutir projetos e pesquisa. Isso valoriza muito nossas atividades de internacionalização. Ele é um professor sênior, com uma formação muito bem consolidada e, acolhê-lo aqui valoriza muito as atividades do programa. Ele esteve com os mestrandos e doutorandos, além dos professores da área, dividindo sua experiência, trabalho de pesquisa e sua visão, que vai, certamente, gerar trabalhos de pesquisa e visitas acadêmicas no futuro", revela Silva.