Quinta, 05 Novembro 2015 09:47

FOP sedia Oficina de Cartografia Social

FOP sedia Oficina de Cartografia Social

O Grupo Gestor Universidade Sustentável da Unicamp promove “Oficina de Cartografia Social” do Campus de Piracicaba na próxima quinta-feira (5), às 14 horas, no Salão Nobre.

A atividade faz parte de uma proposta do Planejamento Estratégico da  UNICAMP para o período 2016 à 2020 - PLANES 2016-2020, que objetiva a  incorporação do vetor sustentabilidade nos territórios dos campi  universitários da UNICAMP, cuja está sob a responsabilidade  do GGUS - Grupo Gestor para uma Universidade Sustentável, e será
aplicada por pesquisadores da área de Arquitetura e Urbanismo.execução

Entre outros objetivos da oficina, a Cartografia Social, ou Mapeamento  Sócio-Ambiental, é um processo de produção de mapas cujo objetivo é  tornar viável e espacializar a relação existente entre o território e  as comunidades locais, utilizando a linguagem dos mapas. Eles servem
para ilustrar os aspectos sociais, culturais da comunidade local e sua interpretação sobre o território.

Portanto, este mapeamento, ou cartografia social da FOP, permitirá a  identificação de problemas e potencialidades a partir da visão do  usuário, inclusive obtendo-se informações que possam passar  despercebidas pelos gestores."

Todos que vivem o cotidiano do território em questão, a FOP, podem  opinar, participar, e ajudar na elaboração dos mapas!!

Sua participação é essencial para a construção de uma universidade mais  sustentável!!