Quarta, 30 Novembro 2016 09:12

FOP/UNICAMP participa da 2ª Feira de Profissões na Etec em Piracicaba

Profa. Dagmar representando a UNICAMP, participou da 2ª Feira das Profissões em Piracicaba junto aos alunos de ensino médio e técnico.

A Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, promoveu de 16 a 18 de novembro de 2016 a 2ª Feira, que é um evento técnico-científico, com o objetivo de despertar e incentivar vocações científicas e tecnológicas nos alunos de cursos Técnicos e do Ensino Médio, proporcionando meios de aprendizado, estímulo e troca de conhecimento, visando contribuir significativamente para o Ensino Técnico e o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.

No dia 17/11 das 08:00 as 11:30 horas, no auditório (ACIPI), foi promovido aos alunos a apresentação de instituições de ensino, onde as mesmas puderam apresentar aos alunos os cursos oferecidos, com o objetivo de oferecer melhor conhecimento na escolha de seu caminho. As instituições presentes foram: UNICAMP, UNIMEP, FATEC, FATEP, Faculdade Anhanguera, entre outras. Também algumas instituições receberam os alunos, citando a USP/ESALQ.

Profa. Dagmar abordou em sua palestra sobre o vestibular 2017 da UNICAMP com 3.330 vagas em 70 cursos, e que todas as informações estão presentes no site da Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp (Comvest), destacando o manual do candidato e a revista do vestibulando. Relatou sobre as bolsas de estudo, relação candidato/vaga, quadro comparativo de 2016 e 2017, citou algumas profissões e o mercado de trabalho, e a UPA, (etc.).  Relatou que no estado de São Paulo a UNICAMP vai realizar as provas de vestibular em mais quatro novas cidades, totalizando 29, além de Brasília. Destacou que este material ao vestibulando, foi preparado pela UNICAMP com todo o cuidado e zelo; e esperamos que ele esteja completo e sirva, de fato, como guia seguro para orientá-los em todas as etapas do Vestibular UNICAMP 2017.

Após todas as apresentações/palestras, os alunos puderam questionar as instituições referente dúvidas ou esclarecimentos que necessitarem.

Profa. Dagmar tentou despertar nos alunos/jovens (2º e 3º ano do ensino médio, e nível técnico) todo o seu potencial e inspirá-los a colocar esse propósito em prática. Profa. Dagmar relembra que a UNICAMP de Portas Abertas (UPA) é realizada na UNICAMP/Campinas faz 13 anos, e que muitas escolas não têm condições de participar; enfatizando a importância e necessidade de oferecer esta Feira das Profissões em Piracicaba.  Destacou que na UPA 2016, participaram mais de 40 mil estudantes do ensino médio, familiares e professores que visitaram a universidade para conhecer seus cursos de graduação.

A noite do mesmo dia, as portas da Etec estiveram abertas para as instituições divulgarem as mesmas, através de folhetos e abordagem dos alunos atividades (palestras direcionadas) para os alunos dos cursos técnicos na unidade.

No final, Profa. Dagmar desejou a todos boa sorte e sucesso nesta etapa para termos o prazer de tê-lo conosco na UNICAMP.