Terça, 25 Maio 2021 13:34

Altair Del Bel Cury recebe o Prêmio IADR Women in Science Award for Distinguished Female Mentor

Escrito por

A professora Altair Antoninha Del Bel Cury, da área de Prótese Parcial Removível, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu o prêmio “IADR Women In Science Award For Distinguished Female Mentor”, edição 2021, da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR).

Profa. Altair Del Bel Cury é professora de Prótese Parcial Removível na FOP, onde é docente desde 1988. Formou-se na referida faculdade antes de obter o Mestrado e Doutorado em Materiais Dentários e Odontologia, respectivamente, na FOP e na Universidade de São Paulo (USP-RP).

Profa. Altair publicou mais de 230 artigos científicos que foram citados mais de 4.300 vezes e tem um fator h de 34 (Web of Science). Tem pós-doutorado na Universidade de Rochester, e construiu uma carreira acadêmica e científica impressionante.

O Comitê Executivo da Women in Science Network of IADR anualmente concede este prêmio e reconhece uma pesquisadora-mentora que causou um impacto na carreira de outras mulheres jovens na área de Pesquisa Odontológica/Oral/Craniofacial. O Prêmio Mulheres na Ciência para Mentora Distinta tem como objetivo reconhecer a excelência na orientação de uma pesquisadora que orientou várias mulheres na área de Pesquisa Oral / Odontológica / Craniofacial e teve um impacto significativo no desenvolvimento de suas carreiras. Além da sua brilhante carreira científica, como coordenadora da Capes na área de Odontologia, teve um papel fundamental no estabelecimento da avaliação dos programas de mestrado e doutorado em Odontologia no Brasil. Durante quase 30 anos como professora e pesquisadora da UNICAMP, ela inspirou, motivou, orientou e defendeu mulheres jovens interessadas em buscar treinamento avançado em pesquisa ou em alcançar posições de liderança na área. Em acréscimo, a Profa. Altair contribuiu grandemente para o desenvolvimento de pesquisadores e professores comprometidos ético e cientificamente.

A Professora Del Bel Cury foi mentora de 22 alunas de mestrado (de um total de 35), 33 de doutorado (de 53) e 4 de pós-doutorado (de 6). Vinte e três de suas ex-alunas de doutorado são docentes de universidades reconhecidas no Brasil. Além de sua brilhante carreira como pesquisadora e mentora científica, a Professora Del Bel Cury também orientou muitas mulheres que estavam dando seus primeiros passos em posições de liderança. Como líder nata, ocupou diversos cargos de liderança na UNICAMP e nas mais renomadas Sociedades de Pesquisa ou órgãos governamentais de fomento e/ou regulamentação da pesquisa no Brasil. Alguns desses cargos merecem destaque, por sua importância não só no Brasil, mas mundialmente: (i) Presidente da SBPqO, Divisão Brasileira do IADR (2014-2016), (ii) Coordenadora da área de Odontologia (Capes, Ministério da Educação, 1999-2004, 2018-2022) (iii) Coordenadora de um dos três programas de PG em Odontologia (entre mais de 100 programas) classificados com a nota mais alta pelo Ministério da Educação do Brasil (1996 -1998), (iv) Coordenadora Geral dos Programas de PG da FOP-UNICAMP (1998-2002), (v) Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (UNICAMP, 2002-2005, 2013-2017 e 2021-atual), (vi) Membro da Comissão de Odontologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia, 1999-2011 e 2017-2020) (vii) Coordenadora da Comissão de Odontologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2012-2015). Também vale destacar o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico de Excelência em Ensino & Pesquisa (Prêmio Zeferino Vaz, UNICAMP), concedido a ela no ano de 2014.

Sobre a Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR)

A Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR) é uma organização sem fins lucrativos com mais de 11.400 membros individuais em todo o mundo, dedicada a: (1) avançar na pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal no mundo; e representando a comunidade de pesquisa em saúde bucal, e (3) facilitando a comunicação e a aplicação dos resultados da pesquisa.