Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

Área de Bioestatística

DOCENTES

  • Profa. Dra. Glaucia Maria Bovi Ambrosano
  • Profa. Dra. Karine Laura Cortellazzi Mendes
  • Profa. Dra. Vanessa Gallego Arias Pecorari

Os avanços científicos na área de Odontologia têm sido uma constante nos últimos anos, assim, a importância da Bioestatística na formação do Cirurgião Dentista tem aumentado devido à grande quantidade de informações e conhecimentos científicos disponíveis. Após a conclusão do curso de graduação, o profissional se depara com a necessidade de se atualizar ou de aprofundar seus conhecimentos, e isso é feito, principalmente, pela leitura de artigos científicos. Mas para isso, é fundamental que tenha conhecimentos de estatística.

A Disciplina de Bioestatística tem como objetivo treinar os alunos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização na leitura crítica de artigos científicos, bem como auxiliar no planejamento das pesquisas com a definição do delineamento e dimensionamento amostral, e na análise de dados.

Desta forma, normas para elaboração de tabelas e gráficos, tipos de variáveis, medidas de tendência central e de dispersão, técnicas de amostragem, testes de hipóteses aplicados às pesquisas em Odontologia (seleção, aplicação e interpretação), além de conteúdos relacionados à metodologia científica, leitura crítica de artigos científicos e planejamento de experimentos, são tópicos ministrados que orientam a realização de pesquisas nas diversas áreas e análises estatísticas na Graduação e Pós-graduação.

Mais nesta categoria: Disciplinas »
voltar ao topo