Terça, 07 Maio 2019 14:29

Docentes da USP ministram palestras na FOP

Escrito por

A convite do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp receberá docentes da USP-SP Fausto Medeiros Mendes e Claudio Pannuti para ministrar as palestras: "Delineamento e Desfecho em Pesquisa Clínica" e "Aleatorização em Pesquisa Clínica", no dia 14 de maio, às 8h30 e às 10h30, no salão nobre. Inscrições pelo endereço: https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/

O professor Fausto possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, e Presidente da Comissão de Pesquisa na mesma unidade. Tem experiência na área de Odontopediatria e Cariologia, e a principal linha de pesquisa é o diagnóstico de cárie. Nesse assunto, tem realizado pesquisas com métodos complementares e inspeção visual, atuando em pesquisas laboratoriais, estudos de acurácia voltados para a atuação na clínica odontológica e revisões sistemáticas. Atua também em pesquisas epidemiológicas investigando métodos de diagnóstico de cárie para serem utilizados em levantamentos epidemiológicos e na avaliação de fatores de risco para a cárie dentária em crianças. É pioneiro na realização de estudos clínicos randomizados de estratégias de diagnóstico na Odontologia.


Já o professor Claudio cursou a graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Periodontia da Universidade de São Paulo, docente permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP. Tem experiência em epidemiologia, ensaios clínicos e revisões sistemáticas na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia. Tem interesse em 1) fatores de risco das doenças periodontais e peri-implantares, (tais como tabagismo, diabetes e fatores psicossociais), 2) pacientes especiais (tais como portadores de paralisia cerebral, pacientes transplantados, cirróticos e portadores de síndromes) e 3) eficácia de antibióticos e antissépticos no tratamento das doenças periodontais. Dentre seus projetos atuais destacam-se "Efeito da cessação de tabagismo sobre os tecidos periodontais e peri-implantares", "inter-relação entre cirrose periodontite" e "Eficácia de antibióticos e anti-sépticos no tratamento das doenças periodontais".