Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Histórico

A ENDODONTIA NA FOP-UNICAMP

A Endodontia foi implantada na FOP em 1958, juntamente com Periodontia, Terapêutica e Patologia, integrando um elenco de disciplinas que compunham a cadeira de Patologia, sob o comando do competente catedrático Benedito de Campos Vidal, tendo como Professores Assistentes mais compromissados com a programação de ensino de Endodontia os docentes: Walter Daruge, Lourenço Bozzo e Oreste Benatti.

Como reflexo da reforma universitária, baseada no sistema departamental, que passou a vigorar a partir de 1968, as antigas disciplinas passaram a ser consideradas como Áreas. Assim a Área de Endodontia, tendo como responsável o Prof. Orestes Benatti, foi alocada, juntamente com uma série de outras Áreas, ao Departamento de Medicina Oral. Além do Prof. Oreste Benatti, o corpo docente de Endodontia contava com os Profs. Assistentes Antônio Abe e Joélis Pupo, todos trabalhando em tempo parcial, cujas atividades se restringiam ao Curso de Graduação.

Em 1972 e 1973, com os remanejamentos do Prof. Luiz Valdrighi, da Área de Patologia, e do Prof. Renato Roberto Biral, da Área de Microbiologia, ambos em RDIDP, para a Endodontia, o corpo docente desta área recebeu um importante reforço. Por decisão da equipe, o Prof. Luiz Valdrighi assumiu a coordenação administrativa da disciplina. Essas mudanças permitiram a dinamização das atividades da Endodontia, que aos poucos foi sendo dotada da infra-estrutura necessária e indispensável à produção científica, conquistando área física própria, montagem e aparelhamento do laboratório de pesquisa, funcionamento de arquivo de separatas e criação de biblioteca especializada.

Com esse alicerce foi implementado um plano de trabalho que culminou com a reorganização e aprimoramento da programação de ensino, com material didático compatível, paralelamente ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Este trabalho propiciou condições para que no ano de 1974 fosse editado um livro texto de Endodontia, em co-autoria com o clínico especialista nesta área Dr. Ruy Hizatugu, além de criação e início de funcionamento do Curso de Especialização em Endodontia, um dos primeiros do Brasil, oferecido anualmente, sem interrupção até hoje, com mérito de ser um dos mais conceituados do País. Publicando trabalhos e participando de congressos e reuniões científicas; ministrando conferências e cursos, no Brasil e no Exterior, os docentes da Endodontia conquistaram prestígio e a FOP se tornou centro de referência dos mais importantes da América Latina. O fruto deste trabalho alcançou igualmente reflexos internos, sendo a disciplina de Endodontia considerada, por muitos anos seguidos, com o mais eficiente nas avaliações semestrais dos alunos do curso de graduação, criando as condições que ensejaram que dois docentes da Endodontia fossem eleitos para o honroso desempenho das funções administrativas de Diretor da Faculdade: Prof. Valdrighi 1982-1986 e Prof. Biral 1990-1994.

Neste período iniciou-se o oferecimento do Curso de Atualização e também o processo de renovação do corpo docente da Endodontia, iniciado com a contratação do Prof. Francisco José de Souza Filho em 1988. A partir de 1992, como uma das Áreas de opção, a Endodontia integrou o Curso de Pós-Graduação em Clínicas Odontológicas, com mestrado e doutorado, completando o ciclo de oferecimento de cursos em todos os níveis: atualização, especialização e mestrado/doutorado.

Com a consumação posterior das aposentadorias dos Professores Oreste Benatti, Antonio Abe, Renato Roberto Biral e Luiz Valdrighi, completou-se a renovação do corpo docente no período de 1996-1997, com as contratações de novos professores: Alexandre Augusto Zaia, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Caio Cezar Randi Ferraz e Fabrício Batista Teixeira, todos em RDIDP, trazendo uma injeção de sangue novo tão necessário, não só para manter mas e sobretudo para incrementar o dinamismo da Endodontia.

Com a aposentadoria do Prof. Valdrighi em 1996, que continuou a colaborar como professor convidado, a importante função de professor Responsável pela Área de Endodontia, foi assumida pelo docente Francisco José de Souza Filho, que imprimiu um ritmo exemplar de trabalho, orientando a formação inicial dos novos docentes, atribuindo-lhes gradativamente de encargos didáticos e administrativos visando à descentralização, com a filosofia de espírito de equipe, assegurando a individualidade, mas afastando o individualismo tão indesejável ao trabalho coletivo.

Nesta 3ª e produtiva fase da Endodontia da FOP ocorreu a implantação do ENDOCENTRO, que engloba o Centro de Microscopia Oral Dr. Palmyro Ferranti, que foi o primeiro dos especialistas em Endodontia no Brasil, Ocorreu também a reformulação e re-equipamento do laboratório de pesquisa da Endodontia, dando assim as condições básicas e indispensáveis a continuidade do desenvolvimento e manutenção do prestígio de que desfruta a Endodontia da FOP-UNICAMP. Hoje em dia a Endodontia da FOP tem inúmeros artigos publicados em revistas especializadas indexadas internacionalmente e nacionalmente. Seus docentes são requisitados para ministrarem cursos em todo o país, além de serem consultores ad-hoc de órgãos de fomentos e revistas especializadas internacionais e nacionais.

Em 2005, Prof. Francisco passou a responsabilidade da área de Endodontia para o Prof. Alexandre Zaia, que mantém a filosofia do espírito de equipe. Em 2007, devido a saída do Prof. Fabrício Teixeira, atualmente na Universidade de Chapell Hill, Carolina do Norte, EUA, foi contratado um novo docente, Prof. Dr. José Flavio Affonso de Almeida, que veio adicionar à equipe.

Mais nesta categoria: « Bem vindos Graduação »
voltar ao topo