Menu

.

FOP-Unicamp

Comissão dos Cursos e Serviços de Extensão

A+ A A-

Habilitação em Toxina Botulínica e Material de Preenchimento Na Prática Clínica

04/07/2016 a 12/09/2016

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba está oferecendo mais uma versão do CURSO DE HABILITAÇÃO EM TOXINA BOTULINICA E MATERIAL DE PREENCHIMENTO NA PRÁTICA CLÍNICA,, que acontecerá no mês de Setembro, nos dias 22, 23 e 24 (quinta, sexta e sábado) das 8:00 às 18:00h. Para o desenvolvimento prático do curso, os ministradores realizarão a triagem de pacientes que necessitem de aplicação de Toxina Botulinica (BOTOX®) ou de Materiais de Preenchimento no dia 14 de setembro (quarta feira), às 9:00h na Clínica de Especialização da FOP. Os agendamentos para a triagem já estão sendo feitos com a Profa Celia Rizzatti (19 2106 5373) ou com o Prof Paulo Cária (19 2106 5332). As aplicações são gratuitas, e serão realizadas, quando indicadas, no dia 24 de setembro (sábado) nos períodos da manhã ou à tarde, dependendo do agendamento feito pelos Professores. 

A Profa. Celia Rizzatti, que coordena esta atual versão, considera que o curso é muito importante para a classe odontológica, uma vez que contempla todos os conhecimentos atuais sobre o assunto, incluindo a legislação atualizada que resguarda o Cirurgião Dentista quanto ao diagnostico, seleção e uso seguro dos produtos apresentados.

A Professora Célia. em entrevista a este segmento da FOP, ponderou o seguinte:

“Estes materiais têm sido bastante estudados por nossa equipe de pesquisa quanto ao seu mecanismo de ação e suas aplicações clínicas. Nossos resultados foram tão expressivos que passamos a considerar que são realmente promissores à atividade odontológica, e que se revestem de grande importância em diversas áreas de atuação da odontologia. Demonstram excelentes resultados terapêuticos e estéticos, principalmente onde existe envolvimento
muscular. Em nosso último curso, fizemos aplicação do BOTOX® para o controle de sialorréia, e obtivemos excelente resultado clinico.

Após as últimas deliberações do Conselho Federal de Odontologia ocorridas no ínicio deste mês de Setembro, o uso da Toxina Botulinica (mais conhecido como BOTOX®) e dos Materiais de Preenchimento foi liberado para diversas condições terapêuticas e estéticas vinculadas à classe odontológica. Agora o Dentista pode praticar a estética facial com o uso destes materiais, desde que não seja extrapolada sua área anatômica de atuação.

Entretanto, esta prática requer capacitação profissional prévia. Por isso, a proposta deste curso foi concebida justamente para estimular o dentista a conhecer melhor estes produtos para aplicá-los com segurança em sua prática clinica. "

Neste, os ministradores revisam os conhecimentos atuais sobre o assunto, abordam todos os aspectos fundamentais envovidos no diagnóstico e correta indicação dos produtos, sua manipulação, métodos de diluição e aplicação segura, desenvolvem treinamento prévio em cadáveres, inserem suas experiências clínicas pessoais e seus resultados experimentais inéditos, propõem protocolos seguros para a sua aplicação, e desenvolvem intensa atividade de treinamento clínico. Desta forma, buscam estimular o uso da TxBo e dos Preenchedores na odontologia, seja por razão terapêutica, seja por estética facial, e esperam chamar a atenção para o seu crescente progresso.

Este curso é de interesse aos cirurgiões dentistas, principalmente aos que trabalham em especialidades que incluem disfunção temporomandibular, correção de rugas de expressão, oclusão, cirurgia buco maxilo facial, prótese, reabilitação orofacial, estética do sorriso gengival, correção de rítides periorais, implantodontia e dor orofacial.