Sexta, 24 Agosto 2018 18:07

Francisco Haiter Neto toma posse como diretor da FOP

Escrito por

O cirurgião-dentista Francisco Haiter Neto, da área de Radiologia, tomou posse como diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp na tarde dessa sexta-feira (24), em cerimônia realizada no salão nobre Plínio Alves de Moraes e presidida pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. É o primeiro docente a ocupar o cargo na FOP duas vezes.

DSC 4253Várias autoridades participaram da solenidade, entre elas, a coordenadora geral da Unicamp, o coordenador da DGRH, vereadores de Piracicaba, representantes de classe, delegado de Polícia da UPJ – 2º DP, o presidente da FUMEP e da Câmara de Vereadores de Charqueada, o superintendente do Hospital Regional de Piracicaba, o Procurador Geral do Município, o Presidente da Uniodonto Piracicaba, empresários, além de docentes, funcionários e alunos.

O reitor, Marcelo Knobel, deu início ao seu discurso com agradecimento aos professores Guilherme e Haiter pela forma como conduziram a Instituição ao longo do último quadriênio. “É de conhecimento de todos que a FOP é uma das principais faculdade da Universidade. Todos sabem e, a Unicamp reconhece, que essa é uma das mais produtivas, do ponto de vista científico, que formou e forma os melhores profissionais da área do país, os quais estão espalhados pelo mundo e tem nível de excelência em todas as atividades que faz”, destacou.

DSC 4247Emocionado, Haiter Neto, fez um breve relato de sua trajetória até o presente momento em que assume a direção da FOP, pela segunda vez. Destacou, ainda, a gravidade do momento econômico pelo qual o país passa e o atendimento que será disponibilizado aos pacientes por meio do Hospital Regional de Piracicaba. “Estamos cientes da grave crise econômica que o pais vive. Por conta disso, é muito importante otimizar os poucos recursos que temos. Entre nossas metas, está um melhor acolhimento dos pacientes e estender o atendimento realizado na Clínica da Unidade para o Hospital Regional de Piracicaba. Com isso, procurar cada vez mais prestar melhor serviço para a comunidade”, conta.

Guilherme Henriques deixa a administração da Unidade com uma experiência inigualável. Para ele, administrar uma Instituição como a FOP requer muito empenho. Primeiro, porque convive com pessoas intelectuais, com nível bastante elevado. Por outro lado, por ser uma Instituição pública, que requer muita responsabilidade por ter que conduzir processos burocráticos. “Tive a chance de aprender bastante. O coroamento dessa administração foi conseguir que o diretor associado ganhasse a consulta à comunidade e se tornasse o novo diretor, conta”

A Unidade, fundada em 1957, tem como diferencial o alto nível de seus Programas de Pós-graduação, o qual possui 4 dos 11 cursos de excelência em odontologia do país e possui expressiva produção científica nacional na área odontológica.  É responsável, juntamente com a Prefeitura do Município de Piracicaba, pela taxa de incidência de cárie na cidade ser menor que a média nacional.

Com aproximadamente 1150 alunos, distribuídos nos cursos de graduação em odontologia, pós-graduação e extensão, formou mais de 4 mil cirurgiões-dentistas, em 61 anos de fundação, e se encontra entre as 20 melhores faculdades de odontologia do mundo. Os recursos humanos constam de 87 docentes e 120 funcionários. Semanalmente, são atendidos cerca de 1500 pacientes.