Imprimir esta página
Terça, 25 Agosto 2015 10:27

Bem Vindos

Chefe: PROF. DR. PAULO HENRIQUE FERREIRA CARIA

Suplente: PROF. DR. MARCELO ROCHA MARQUES


Também são propósitos do departamento de Morfologia favorecer o crescimento intelectual e o desenvolvimento dos discentes para obter o máximo rendimento didático; organizar e administrar os laboratórios de ensino e pesquisa, promover e organizar pesquisas relacionadas com as áreas das ciências morfológicas aplicadas a Odontologia.

Nas instalações do departamento é possível encontrar laboratórios de ensino de Anatomia e Histologia, Eletromiografia, Biologia Molecular, Cultura de Células, Microscopia Eletrônica e Mecanobiologia, equipados por aparelhos de última geração o que viabiliza o desenvolvimento de projetos dentro das linhas de pesquisa das áreas de concentração do Departamento. Microscópios eletrônicos de transmissão, varredura e confocal, também estão disponíveis para multiusuários atendendo outros departamentos da FOP.

Com relação ao ensino de graduação, o departamento ministra 10 (dez) disciplinas promovendo um ensino dinâmico, interativo e integrado, proporcionando a formação de cirurgiões dentistas com conhecimento clínico e científico.

Quanto ao ensino de pós-graduação (PG) o programa de PG em Biologia Buco Dental, obteve conceito 5 na avaliação da CAPES no último triênio, e agora trabalha para elevar sua nota no sentido de se tornar centro de excelência em pós-graduação na área de Morfologia. O desenvolvimento das linhas de pesquisas consolidou algumas áreas do departamento no cenário nacional pela destacada produção científica.

As linhas de pesquisa das áreas de Anatomia, Histologia e Embriologia do programa de pós-graduação em Biologia Buco Dental são:

1.    Comportamento cinesiológico e morfofuncional dos sistemas muscular e esquelético.
2.    Biomecânica do esqueleto facial.
3.    Expressão da matriz extracelular em tecidos bucais.
4.    Processos regenerativos.
5.    Odontogênese.
6.    Histofisiologia do periodonto e erupção dental.
7.    Análise das alterações genéticas e epigenéticas dos tecidos bucais durante o processo inflamatório.
8.   
Mecanobiologia do tecido ósseo.

As pesquisas desenvolvidas no Departamento de Morfologia têm obtido recursos financeiros de órgãos governamentais como: FAPESP, CNPq e CAPES e de iniciativa privada, que tem gerado publicações em veículos qualificados de abrangências internacionais.

Todos os docentes do departamento trabalham em tempo integral (RDIDP) e têm recebido premiações em níveis nacionais e internacionais por suas produções científicas. Alguns docentes possuem pós-doutorado em centros de excelência no exterior o que tem proporcionado aos alunos do Programa de Pós-Graduação oportunidades de realizar estágios internacionais com bolsas de estudo.

O departamento também tem realizado trabalhos de assessoria e serviços de pequena monta para empresas privadas e instituições, e esta tem sido uma iniciativa bastante promissora para o departamento.

Os planos e metas do departamento para o futuro estão baseados na melhoria contínua do ensino de graduação e pós-graduação, formando material humano qualificado para o mercado de trabalho e aperfeiçoamento técnico - cientifico.

Esperamos que a visita virtual às páginas do departamento lhe proporcione uma visão clara dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão executados pelo Departamento de Morfologia da FOP, de acordo com o contexto científico, social e político da Universidade Estadual de Campinas.