Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Molaridade

Molaridade

Comparado com %, trata-se de um modo mais apropriado de expressar a concentração de soluções. Assim, por exemplo, embora as soluções de glicose e sacarose ambas a 1% sejam iguais em termos de massa de soluto pelo volume de solução, elas são totalmente diferentes em termos de numero de moléculas em solução e isso tem tremendas implicações bioquímicas ou fisiológicas.
Ao contrário da porcentagem que não diferencia de fato quantas moléculas há em solução com a mesma concentração porcentual, por exemplo, glicose a 1% versus sacarose a 1%, a molaridade expressa o nº de mols de soluto em 1 litro (L) de solução.
Isso reforça a importância de conhecer e expressar a concentração de soluções em molaridade a qual é simbolizada pela letra maiúscula M.

Os cálculos necessários para determinar calcular a massa (ou volume) de um soluto para preparar determinada solução de concentração molar desejada estão embutidos na ferramenta de cálculos a seguir.
Deve ser enfatizado, que no caso de preparo de soluções em molaridade, não há como no caso de %, preocupação de saber se o soluto tem ou não água de cristalização, pois isso já está compensado no peso molecular do mesmo.

Passo a Passo no Preparo de Solução em Molaridade

1- Pegar no almoxarifado o frasco do soluto;
2- Anotar a massa molecular do soluto (não se preocupe com água de cristalização);
3- Anotar a pureza do soluto;
4- Se líquido, anotar a densidade do soluto;
5- Selecionar a ferramenta de cálculo se o soluto for sólido/líquido;
6- Lançar as informações solicitadas pela ferramenta de cálculo;
7- Pesar (g) ou pipetar (mL) o valor calculado;
8- Preparar a solução como já descrito no passo a passo em porcentagem (%).

Abrir tela de cálculo

Mais nesta categoria: « Porcetagem Normalidade »
voltar ao topo