Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Normalidade

Normalidade

Embora soluções expressas em molaridade atendam os requisitos da maioria das pesquisas, ela também tem suas limitações quando o comportamento ácido/base de determinado soluto precisa ser considerado. Assim, por exemplo, soluções de ácido clorídrico (HCl) e ácido sulfúrico (H2SO4) ambas na concentração molar por exemplo 1,0 M, embora sejam iguais em termos do número de mols em solução, elas são totalmente diferentes em termos de poder ácido-base. 
Isso é devido ao fato que enquanto o HCl tem apenas 1H ionizável libera 1H+ (próton para a solução) H2SO4 possui 2H ionizáveis, isto é, libera 2H+ para a solução. 
Desse modo, a concentração de H+ numa solução 1,0 M de H2SO4 é 2x maior do que a da solução de HCl na mesma concentração molar. Em outras palavras, são soluções totalmente diferentes quanto ao comportamento ácido.
Esse mesmo raciocínio é valido para bases em termos de números de íons hidroxilas (OH-) ionizáveis, que podem ser liberados para a solução,por exemplo, NaOH vs Ca(OH)2
Logo, para contemplar essa diferença da capacidade de diferentes solutos liberarem H+ ou OH- para a solução é usada a unidade de concentração chamada de Normalidade que matematicamente é simplesmente a concentração em Molaridade normalizada pelo número de H+ ou OH- ionizáveis de um soluto.

Passo a Passo no Preparo de Soluções em Normalidade

1-Pegar no almoxarifado o frasco do soluto;
2-Anotar o massa molecular especificado no rótulo;
3-Anotar a pureza descrita no rótulo;
4-Anotar a densidade, se o soluto for liquido;
5-Certificar quantos H+ ou OH- ionizáveis há na estrutura química do soluto;
6-Selecionar a planilha de cálculos de acordo com a natureza física do soluto, líquido ou sólido;
7-Informar o solicitado:
a) Concentração desejada de solução;
b) Volume desejado de solução;
c) Massa Molecular do soluto;
d) Nº. de H+ ou OH-;
e) Densidade, se o soluto for líquido.
8-Clicar em Calcular;
9-Pesar ou pipetar a quantidade calculada dissolver em água destilada e completar o volume desejado de solução; transferir para o frasco de armazenamento e rotular devidamente como ilustrado em %.

Abrir tela de cálculo

Mais nesta categoria: « Molaridade Solução Tampão »
voltar ao topo