Terça, 29 Novembro 2022 09:06

Equipe da FOP participa de competição internacional de Fisiologia

Estudantes do terceiro ano da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participam da “International Dental Physiology Quiz 2022”, em formato online, no dia 18 de dezembro. A equipe é formada pelas alunas Lúcia Aiko Yasumura Tengan, Jaqueline Nunes Martins e Amanda Hirayama Souza. A competição acontece anualmente e é organizada pela Universidade da Malásia. A FOP representará o Brasil na competição e concorrerá com estudantes da Malásia, Vietnã, Tailândia e Indonésia.

Trata-se de um evento que visa destacar o valor e a importância da Fisiologia humana para a área odontológica. Cada Faculdade de Odontologia pôde ter até 2 equipes inscritas, e, cada equipe deve ter 3 alunos.

Alunos da FOP têm se destacado em concursos que abordam temas referente à Fisiologia. Em 2021, a alunas Sara Ackel e Mariana Mireski, que cursavam o 2º ano, participaram da 1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Fisiologia. Mariana foi classificada para a 2ª fase e Sarah conquistou o 1º lugar. E Lúcia Tengan, que cursava o 1º ano, foi finalista do concurso “Sounds of Physiology” promovido pela Universidade da Malásia. Tanta dedicação se deve ao apoio recebido dos docentes da área - professores Fernanda Klein Marcondes, Michelle Franz-Montan Braga Leite e Yuri Martins Costa.

Lúcia Tengan, já acostumada em participar de competições internacionais sobre Fisiologia, disse como se sente em relação a esse novo desafio. “Participei do concurso musical de Fisiologia e achei uma experiência legal e curiosa. Estou buscando participar mais desses eventos, como um momento de integração entre a equipe e com os outros participantes. A Fisiologia, apesar de sua complexidade, mostra o maquinário dos nossos sistemas. Acho interessante ver como as coisas funcionam e o motivo pelo qual cada peça está encaixada nesse maquinário”, conta.

Jaqueline Martins conta que foi convidada pelas amigas para fazer parte do grupo e aceitou de imediato. “Gosto muito do estudo de Fisiologia e todo o amparo que ele dá tanto para carreira odontológica quanto para vida e as respostas do organismo para diferentes situações”, relatou.

“A competição possibilita testar meu conhecimento na área com várias pessoas ao redor do mundo que também fazem odontologia, além de ser uma experiência enriquecedora de ter contato com um concurso internacional. Tudo isso graças ao conhecimento passado pelos professores, que sempre se preocuparam em ensinar esse conteúdo relacionando com situações com as quais nos deparamos e encontraremos em clínica”, disse Amanda Souza.