Quarta, 21 Dezembro 2022 10:34

FOP estende atendimento extramuro ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba

O professor Luís Roberto Marcondes Martins, coordenador de Graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, esteve reunido, na manhã dia 15/12/2022, com o presidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, senhor Yvens Santiago Marcondes e com a cirurgiã dentista, Dra. Suzy Martins, para tratar de temas referente a formalização de convênio entre as duas instituições.

Segundo Martins, ele procurou representantes da Entidade e propôs uma parceria, um serviço de extensão junto à FOP. Os alunos do quinto ano passarão a prestar atendimento integrado aos internos, como tratamentos restauradores, periodontais, endodontias, profilaxias, exodontias, sempre sob supervisão da profissional Dra. Monica Calile Franck que já atende no local. O atendimento, que se dará em dupla, será como o realizado na Faculdade. Porém, devido as limitações dos internos, os alunos se deslocarão até o local. O convênio está em fase de concretização e se tudo correr bem, o convênio deverá ter início em março de 2023. Será mais um serviço de extensão que a faculdade disponibiliza à comunidade piracicabana. A Entidade conta com um consultório montado e está em fase de conclusão do segundo.

A Entidade foi fundada em 26 de agosto de 1906, como Asylo de Velhice e Mendicidade de Piracicaba, o Lar dos Velhinhos é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, também considerada prestadora de serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

FOP oficializa convênio com o Cecom

Recentemente, foi efetivado um convênio com o Cecom da Unicamp, no qual os alunos de graduação da FOP prestarão atendimento odontológico aos pacientes, como restaurações indiretas, sob a supervisão dos profissionais. Semanalmente, 12 alunos serão deslocados até o campus de Campinas para participar da atividade. Os procedimentos mais complexos serão supervisionados por estudantes do Programa de Estágio Docente (PED), das áreas de Dentistica e Cirurgia. Os trabalhos terão início em março de 2023.