Terça, 28 Março 2023 07:54

Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta gratuitamente nos Campus de Piracicaba e Campinas

Apresentações acontecem em campi da Unicamp e terão como solista convidado o trompetista e professor Paulo Ronqui

A Orquestra Sinfônica da Unicamp tem o prazer de anunciar seus próximos concertos, que ocorrerão em Piracicaba e Campinas nos dias 29 e 30 de março, respectivamente. Sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, a Orquestra apresentará um programa com clássicos do repertório sinfônico, com a participação do trompetista Paulo Ronqui, também professor do Instituto de Artes da Unicamp.

Os concertos são gratuitos e abertos ao público. O primeiro acontecerá no dia 29 de março, às 16h, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), em Piracicaba. No dia seguinte, 30/03, a Sinfônica se apresentará no Teatro de Arena, na Unicamp, em Campinas, às 19h.

O repertório inclui a Abertura Concertante do compositor brasileiro Camargo Guarnieri, o Concerto para Trompete de Johann Baptist Georg Neruda e a Sinfonia nº 4 “italiana” de Felix Mendelssohn, um dos mais importantes compositores do romantismo alemão.

Segundo a maestrina, “a Sinfonia n.4, de Mendelssohn, conhecida como Italiana é um exemplo de como alguns ritmos se internacionalizaram e se popularizaram na Europa do séc. XIX, influenciando diversos compositores de música clássica. O último movimento da Sinfonia é um típico e fervoroso saltarello italiano, que faz o público querer dançar nas cadeiras. A Abertura Concertante, de Guarnieri, por sua vez, é também baseada em ritmos populares brasileiros mas escrita em uma linguagem mais rebuscada; ambas as peças ilustram a riqueza rítmica da música sinfônica”.

Ao longo dos anos, a OSU vem expandindo seu repertório e número de músicos, consolidando-se como uma das principais formações orquestrais do país.
Serviço:

Serviço | Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp