Sexta, 17 Fevereiro 2023 16:30

FOP JUNTO AO CMCTI, INOVAÇÃO EM PIRACICABA

Reunião do CMCTI no Parque Tecnológico Reunião do CMCTI no Parque Tecnológico

Profa. Dagmar do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, representante titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP, junto ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba (CMCTI).

A Agência de Inovação da Unicamp objetiva ampliar o impacto do ensino, pesquisa e extensão da Unicamp por meio do desenvolvimento de parcerias e iniciativas que estimulem a inovação e o empreendedorismo em benefício da sociedade (www.inova.unicamp.br).

As Jornadas de inovação devem ser estimuladas. As pesquisas na área da saúde, nas diferentes linhas de pesquisa da FOP-UNICAMP, com multiáreas de conhecimento, beneficiando a sociedade.

Profa. Dagmar relata que a “Inovação pode ser o processo que leva uma ideia desde a sua concepção, até o impacto por ela causado, após sua implementação. Inovação é descentralizada, acreditamos que inovar faz parte do papel de todos os colaboradores da FOP. Não necessário ter uma equipe específica, mas o trabalho das equipes de pesquisa, estando junto ao planejamento estratégica da FOP/UNICAMP; e mais para facilitar, alavancar, colaborar e conectar”.

Em Piracicaba temos o HUB de Piracicaba (https://www.hubpiracicaba.com/) que tem como missão desenvolver empreendedores e startups, conectando instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, corporações, 3º setor, agentes de fomento, investidores, poder público e comunidades na perspectiva de impulsionar nossas vocações econômicas e estimular novas verticais competitivas, visando a geração e atração de novos negócios, emprego e renda para Piracicaba e Região Metropolitana.

“Quando falamos em inovação, estamos falando de pessoas, então os colaboradores/pesquisadores, eles também devem estar envolvidos no projeto. O desdobramento dos projetos, auxilia na melhoria da saúde bucal da sociedade. Democratizar a inovação, para que todos possam usufruir desse meio, como solução das demandas, dos problemas enfrentados”, relata Profa. Dagmar.

Importante destacar que os ecossistemas de inovação não surgem naturalmente. Eles precisam ser induzidos, planejados, reconhecidos e gerenciados de forma estratégica, com a participação ativa de todos os atores envolvidos. É necessário que haja senso de pertencimento, investimento contínuo em infraestrutura e recursos humanos, bem como uma promoção firme da cultura de colaboração e interação entre os diferentes setores, com planejamento estratégico e a participação ativa das entidades de sua governança, além de uma política clara, inclusiva e estratégica para a inovação.

A hélice tríplice da ativação é formada pela Universidade, Indústrias e Governo. A UNIVERSIDADE como produtora de conhecimento técnico e científico e indutora das relações com as empresas e pesquisa inovativa. As INDÚSTRIAS como demandante de inovação e promotora da valorização da cadeia de produção, transformação e consumo. O GOVERNO como regulador e fomentador de ambientes e atividades inovativas, visando a produção de novos conhecimentos e estímulo à geração de emprego e renda.

Política Municipal de Inovação até 2020

• Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia – SISPAIT (Decreto 17.051/2017)

• Programa Parque Tecnológico (LEI COMPLEMENTAR N° 223, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2008 e suas alterações)

• Programa Especial de Incentivo ao Parque Tecnológico (LEI Nº. 6.621/09 e suas alterações)