Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Bem Vindos

DOCENTES


Após o início das atividades da FOP, na década de 50, havia um conjunto de áreas (Patologia, Endodontia, Periodontia, Terapêutica e Semiologia-Propedêutica) sob a orientação do Prof. Dr. Benedicto de Campos Vidal.

Em 1967, o Prof. Vidal indicou o Prof. Aparecido do Nascimento, como professor responsável por uma disciplina denominada Medicina Oral que compreendia as áreas de Endodontia, Periodontia, Terapêutica e Semiologia. A partir deste momento, passaram a integrar esta disciplina os professores Aparecido do Nascimento, Orestes Benatti, Antonio Fernando Abe, Joelis Pupo, Sergio de Toledo e AntonioWilson Sallum.

A partir da década de 70, o Prof. Nascimento desmembrou a disciplina de Medicina Oral solicitando ao Prof. Orestes Benatti que ficasse como coordenador da área de Endodontia que também ficou compostas pelos professores Antonio Fernando Abe e Joelis Pupo.

A área de Terapêutica foi deslocada para a área de Farmacologia, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Neder, e a Semiologia foi absorvida pela área de Radiologia, sob orientação do Prof. Dr. Nivaldo Gonçalves.

A área de Periodontia ficou sob a orientação do Prof. Aparecido do Nascimento, sendo composta também pelos professores Sergio de Toledo e Antonio Wilson Sallum.

Assim nascia a área de Periodontia, com apenas uma sala que abrigava todos os docentes na Vila Santa Isabel, no prédio da Rua D. Pedro II. No ano de 1977 ocorreu a inauguração oficial do novo (e atual) prédio da FOP, situado na Av. Limeira, com a presença do magnifico reitor da Unicamp. Prof. Zeferino Vaz.

Após o discurso do Diretor da FOP, Prof. Jose Merzel, o Prof. Zeferino Vaz fez o descerramento da placa comemorativa do evento e proferiu a aula inaugural. A conclusão do prédio ocorreria em 1979, contando agora com uma clínica de 180 equipos odontológicos. A praça em frente ao novo prédio recebeu o nome do primeiro diretor da FOP, Prof. Liberalli, onde se instalou seu busto feito em bronze pelo artista Jairo Ribeiro de Mattos.

Na década de 80 a área de Periodontia passa a contar com um novo docente, o Prof. Dr. Antonio Fernando Martorelli de Lima (03/02/1986). Na década de 90, passam a integrar a área de Periodontia os docentes Prof. Dr. Enilson Antonio Sallum (01/04/1992) e Prof. Dr. Francisco Humberto Nociti Jr. (31/05/1994). A última contratação de docente na área foi a do Prof. Dr. Marcio Zafalon Casati. (03/05/2002).

Atualmente a área conta com um laboratório de histologia, 2 laboratórios de biologia celular e molecular e um laboratório clínico, desenvolvendo intensa atividade de pesquisa e extensão, alem das atividades de formação na graduação.

Mais nesta categoria: Graduação »
voltar ao topo