Departamento de Biociências

Titular: Prof. Dr. Sérgio Roberto Peres Line

Vice-Chefe: Profa. Dra. Cinthia Pereira Machado Tabchoury

O Departamento de Biociências da FOP está estruturado em cinco áreas de conhecimento: Anatomia; Bioquímica; Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica; Fisiologia e Biofísica; Histologia. Tem como objetivos e diretrizes: ministrar o ensino básico e pré-clínico em disciplinas constantes do currículo do curso de  graduação em Odontologia; participar dos Programas de pós-graduação em Biologia Buco Dental (conceito 5 – CAPES) e em Odontologia (conceito 7 – CAPES); ministrar cursos de extensão; organizar o trabalho docente e discente de modo a obter o máximo rendimento didático; organizar e administrar os laboratórios de ensino e pesquisa; e promover e organizar as pesquisas relacionadas ao domínio de conhecimento das ciências morfo-fisiológicas aplicadas à Odontologia, além de desenvolver atividades de prestação de serviço para a comunidade interna e externa.

Com relação ao ensino de graduação, os docentes do departamento ministram as disciplinas básicas integradas, Biociências I e II, com metodologias ativas de ensino – aprendizagem, que visam promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos, proporcionando a formação do pensamento científico. Os docentes do departamento também participam de disciplinas da área pré-clínica, promovendo a integração entre o conhecimento básico e aquele aplicado à Odontologia.
Quanto ao ensino de pós-graduação (PG), o Programa de PG em Biologia Buco Dental obteve conceito 5 na avaliação da CAPES no último triênio, e o Programa de PG em Odontologia tem conceito 7, desde 2006. As linhas de pesquisa destes programas de PG estão consolidadas, com expressiva produção científica, formação de recursos humanos e captação de recursos financeiros junto aos principais órgãos governamentais como: FAPESP, CNPq e CAPES, iniciativa privada e instituições internacionais. Destaca-se a qualidade da formação recebida pelos alunos de PG, muitos dos quais atualmente são docentes e pesquisadores em renomadas Instituições de Ensino Superior no Brasil e no exterior.

Todos os docentes do departamento trabalham em tempo integral (RDIDP) e vários têm recebido premiações nacionais e internacionais por sua produção científica e possuem pós-doutorado em centros de excelência no exterior ou nacionais, o que proporciona aos alunos de Pós-Graduação oportunidades de realizar estágios internacionais com bolsas de estudo.

Os docentes do departamento também realizam trabalhos de assessoria e serviços de pequena monta para empresas privadas e instituições, uma iniciativa que mostra a participação efetiva dos docentes em atividades além da universidade.
As instalações do departamento são compostas por laboratórios de ensino de Anatomia, Bioquímica e Fisiologia, laboratórios de pesquisa em Biologia Molecular, Bioquímica Oral, Cultura de Células, Eletromiografia, Estresse, Farmacologia, Fisiologia Oral e Mecanobiologia, equipados com aparelhos de última geração, o que viabiliza o desenvolvimento de projetos dentro das linhas de pesquisa das áreas do Departamento. Microscópios eletrônicos de transmissão, varredura e confocal, também estão disponíveis no Centro de Microscopia, e atendem outros departamentos da FOP e a comunidade externa.

Para a continuidade e expansão dos trabalhos do departamento espera-se a contratação de técnicos especializados e professores, para recomposição do quadro hoje deficitário devido a aposentadorias.

Esperamos que a sua "navegação" por estas páginas do departamento, proporcione uma visão clara dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão executados pelo Departamento de Biociências da FOP no contexto científico, social e político da missão da Universidade Estadual de Campinas.