Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

FOP promove o curso “Lógica e Arte na Redação Científica” Destaque

FOP promove o curso “Lógica e Arte na Redação Científica”

A Pró-Reitoria de Pesquisa – Espaço da Escrita e a Coordenação de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Unicamp promovem o curso “Lógica e Arte na Redação Científica”, entre os dias 4 e 6 de junho, das 9h às 17h15. A atividade é destinada a docentes, pesquisadores de carreira, alunos de pós-graduação e alunos de graduação da Unicamp.

A parte básica será realizada no dia 4 no salão nobre. No dia 5 a aula acontece na sala de computadores e no dia 6 na congregação.

Detalhes sobre a parte básica (04/06) poderá ser encontrada no endereço: https://forms.gle/KCN58kHPNGgAL7aH7

Parte Avançada (05 e 06/06): https://forms.gle/taA57WR1vaEzfqXe6 

As inscrições estão condicionadas a cumprir os pré-requisitos abaixo e se tiver disponibilidade para os dois dias de curso

O Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato é Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Mestre e Doutor, com Pós-doutorado no exterior (Israel). Professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Estudou fisiologia e comportamento animal, obtendo reconhecimento internacional. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Paralelo a essas pesquisas, dedicou-se ao ensino da Redação Científica e do processo de fazer ciência. Seu primeiro curso foi em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Ministrou mais de 1.000 cursos no Brasil e exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibiliza na internet mais de 200 vídeos e outros formatos de arquivos. Em seu canal do youtube, já ultrapassou 10 mil seguidores, recebendo cerca de 950 mil visualizações. Em 2017 foi cofundador IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (www.igvec.com), que visa difundir a mentalidade científica para todo o sistema educacional, da pré-escola à universidade, na expectativa de desdobramentos para toda a população.

Ementa: Bases e aplicação do Método Lógico para Redação Científica. Esse Método rejeita regrinhas “cabalísticas” e concebe a redação científica como um ato artístico baseado na lógica da ciência. Cada elemento do texto nasce das bases lógicas e filosóficas da ciência, temperadas com elementos comunicacionais. O método inclui um repensar sobre a ciência aplicado à construção do texto científico, com base na prática da ciência e em requisitos comunicacionais.

Parte 1: Conteúdo Básico (04 de junho)

  1. Qual ciência e como age?
  2. Nível das revistas científicas
  3. Bases Metodológicas para redação científica
  4. Organização da história a ser contada
  5. O texto como uma molécula
  6. Redação de Objetivos
  7. Redação de Conclusões
  8. Exposição oral da história a ser relatada
  9. Sequência de redação
  10. Redação das partes do artigo
  11. Inclusão de citações
  12. Estilo científico: estratégias e táticas na redação

Parte 2: Conteúdo Avançado (05 e 06 de junho)

Nesta etapa, o aluno trará um manuscrito completo de um trabalho científico (não projeto, mas “artigo”) de sua autoria, o qual será reestruturado durante o curso. O objetivo é que o aluno consiga entender plenamente o “Método Lógico para Redação Científica”, o que lhe abrirá oportunidades de melhorar a cada momento seus próximos artigos. Em cada etapa a ser tratada, o aluno será direcionado para a tarefa a executar; em seguida, ele trabalhará em seu próprio texto, modificando-o. Ao final de cada etapa, os alunos poderão elaborar perguntas para esclarecimento de dúvidas. Essa dinâmica (teoria - prática - dúvidas) será realizada para cada parte em que o artigo científico foi fragmentado. No final, o aluno estará com seu manuscrito parcialmente reestruturado, restando completar o que não conseguiu concluir no tempo disponibilizado no curso; mas já deve ter conquistado direções para essa continuação.

Os seguintes tópicos serão vistos: Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Citações, Estilo da Escrita.

É imprescindível para o rendimento que o aluno possua um bom preparo teórico sobre o Método Lógico (participação prévia no curso no dia 04/06 ou em edição passada ministrada na Unicamp).

O curso se dirige à ciência empírica, sendo necessário manuscrito com “Resultados”, sejam quantitativos ou qualitativos. O foco é para publicações em periódicos de nível internacional (i.e., aqueles que publicam artigos de vários países, são citados por autores de vários países e nos quais cientistas de reconhecimento internacional também publicam seus trabalhos).  

LITERATURA RECOMENDADA PARA USO DURANTE O CURSO:

Volpato GL. 2007. Bases Teóricas para Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo; Scripta: Vinhedo. 

Volpato GL. 2015. Guia Prático para Redação Científica. Best Writing Editora: Botucatu, SP. 

Volpato GL. 2017. Método Lógico para Redação Científica. Best Writing: Botucatu.

Objetivos do curso

- Aplicar conceitos do Método Lógico na reestruturação de manuscritos inéditos

- Detectar e corrigir erros na estrutura do manuscrito original

ESTE WORKSHOP SERVE PARA O PARTICIPANTE:

- Corrigir seu próprio texto, sob esclarecimentos do professor e segundo estilo científico internacional

- Aprender com problemas presentes em artigos de outros autores, vendo a generalidade na redação científica

- Treinar a aplicação do Método Lógico para Redação Científica

REQUISITOS PARA O PARTICIPANTE:

1 – Ter participado do curso teórico prévio ministrado pelo Prof. Volpato (edições passadas realizadas na Unicamp ou participação no primeiro dia deste curso)

2 – Trazer manuscrito em computador onde possa fazer as correções (certifique-se que você possui autorização dos coautores para mexer no texto)

3 - Ter conhecimento do perfil da revista onde deseja publicar

4 - Conhecer claramente a estrutura de sua pesquisa e já ter feito exposição oral sobre ela.               

                    

IMPORTANTE!!               

*se você quer fazer a parte básica e cumpre com os requisitos da parte avançada, faça as devidas inscrições em ambos links acima    

*apenas faça a inscrição na parte avançada se você cumpre os pré-requisitos acima e se tiver disponibilidade para os dois dias de curso

*se você já fez o curso básico do Prof. Volpato na Unicamp, você poderá fazer a sua inscrição na parte avançada

*se você não cumpre os pré-requisitos para o curso avançado, faça apenas a sua inscrição para a parte básica

*a parte avançada está limitada para 40 participantes (não haverá exceções)

voltar ao topo