Imprimir esta página
Sexta, 27 Novembro 2015 15:05

Intercâmbio Internacional

Escrito por

FOP recebe aluno de graduação da Université Catholique de Louvain em intercâmbio internacional

A FOP está recebendo para um intercâmbio de 3 meses o aluno de graduação Alexandre Marchand, da Université Catholique de Louvain, em Bruxelas, Bélgica. O intercâmbio faz parte das atividades previstas no convênio estabelecido entre a FOP-UNICAMP e a Université Catholique de Louvain, que foi solicitado pelo Prof. Jaime Cury, da área de Bioquímica, há cerca de 4 anos.

Dentre as atividades do convênio, que prevê o intercâmbio de professores e alunos, já foi realizada uma visita da prof. Livia Tenuta para ministrar aula na Université Catholique de Louvain no ano passado. No entanto, esta é a primeira vez que um aluno da referida universidade visita a UNICAMP. O prof. Jaime Cury ressalta a importância do convênio no contexto da internacionalização da UNICAMP. “Espero que a vinda do Alexandre sirva de motivação para que nossos alunos e professores se interessem por esse intercâmbio com a Universidade Católica de Louvain, contribuindo a FOP para esse desafio da UNICAMP que é o seu reconhecimento internacional”, afirma o professor.

Alexandre, que fala português fluentemente (um dos requisitos do convênio para permitir que atenda pacientes) relata que o intercâmbio lhe proporcionou uma visão mais ampla sobre Odontologia, possibilitando contato com outra realidade da profissão. Em relação aos atendimentos que presta na Bélgica, os pacientes atendidos na FOP são mais exigentes e agregam mais valor ao tratamento estético, como o clareamento dental. Destacou ainda a diversidade de técnicas utilizada na área protética e restauradora.

O prof. Luis Alexandre Paulillo, Coordenador de Clínica da FOP e orientador do aluno no estágio clínico, relata que o aluno desenvolveu atividades em manequim para que houvesse uma padronização das técnicas restauradoras e está dando continuidade as suas atividades com o atendimento clínico de paciente realizando restaurações diretas.

A visita está sendo apoiada pela diretoria da FOP. Para o prof. Francisco Haiter, vice-diretor da FOP, "a vinda de alunos de outras nacionalidades é muito importante para a FOP, pois permite que nosso sistema de ensino seja visto por pessoas de outros países. Além disso, nossos alunos de graduação podem trocar ideias e ver como a odontologia é ensinada na Bélgica."