Imprimir esta página
Quarta, 17 Fevereiro 2016 09:11

Lançamento de Livro

Escrito por

Docentes e Alunos do curso do Mestrado Profissionalizante lançam o livro “Gestão Pública em Saúde: Fundamentos e Práticas”

O Livro “Gestão Pública em Saúde: Fundamentos e Práticas”, produzido pela Editora Livronovo, será lançado nesta quinta-feira, dia 18, às 16h30, nas dependências da Biblioteca Professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, localizada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Unicamp. A obra foi organizada pelos Professores Antonio Carlos Pereira, Luciane Miranda Guerra, Marcelo de Castro Meneghim e Denise de Fátima Barros Cavalcante. Entre as autoridades convidadas que participarão do evento, destaca-se o Ex-Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
 
 
Entre os temas abordados, estão discussões como Formação de Rede de Atenção à Saúde  – união de esforços de municípios com o objetivo de regionalizar atendimento de saúde à população como, por exemplo, o SAMU que serve várias cidades e que parte de um convênio assinado pelos gestores. Também será abordado assuntos atuais e que mexem com o cotidiano das pessoas como, por exemplo, formas de intervir em endemias (Dengue, Zyca, etc) e controle de doenças sensíveis à atenção básicas, como diabetes e hipertensão.
 
A obra é composta por vinte e quatro capítulos com 634 páginas, escrito por 43 colaboradores, a maior parte destes alunos do Mestrado Profissional de Saúde Coletiva, curso este financiado pelo Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Piracicaba. O quadro de alunos é composto por profissionais que atuam na área de saúde pública, tais como: gestores de saúde, secretários de saúde, gerentes e coordenadores, além de profissionais da ponta. “São pessoas que vem trazer para academia a experiência prática. O curso tem como objetivo fazer com que a academia fundamente teoricamente a prática e que esta contribua para uma melhor capacitação de profissionais de saúde. Esse é um grande desafio: o estreitamenteo entre os fundamentos da academia e a prática nos serviços de saúde”, destaca Pereira.
 
De acordo com o professor, o livro tem abordagem multiprofissional e apresenta temas relacionados diretamente ao processo de trabalho e relações institucionais, tais como: Políticas Públicas em Saúde, Planejamento, Programação, Tecnologias em Saúde, Matriciamento, Sistemas de Informação, Organização da Atenção e da Demanda, Avaliação, Regulação, Auditorias, Controle Social, Trabalho em Rede, Transetorialidade, Humanização, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Judicialização, Promoção e Educação em Saúde, Geoprocessamento, Evidência Científica para gestores de saúde, além de outros.
 
Além da parte escrita, os leitores poderão complementar o conteúdo de cada capítulo através de uma aula gravada (DVD anexo ao livro), além dos guias didáticos com sugestão de leituras obrigatórias e complementares, além de atividades a serem desenvolvidas. Os conhecimentos contidos poderão colaborar na capacitação técnica de gestores e profissionais de todas as áreas da saúde.
 
O livro poderá ser encontrado na Livraria Virtual no site   https://livrosdopereira2.lojavirtualnuvem.com.br/