Imprimir esta página
Sexta, 15 Dezembro 2017 08:52

Obra

Escrito por

Biblioteca da FOP sedia lançamento do livro “Guia Prático da Gestão Pública em Saúde”

O livro “Guia Prático da Gestão Pública em Saúde”, organizado pelo professor Antônio Carlos Pereira, da área de Odontologia e Saúde Pública, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, será lançado na próxima segunda-feira, dia 18, às 14 horas, na Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli.

livro pO livro “Guia Prático da Gestão Pública em Saúde” é uma publicação didática voltada para Gestores e interessados em Gestão Pública com ênfase em Saúde. A obra é dividida didaticamente em capítulos abordando questões sobre: O que é o Sistema Único de Saúde?, Necessidades de Saúde x SUS: como equilibrar?, Quero conhecer o território. Onde estou e o que tenho?, Onde encontro as informações e como usá-las?, Estou confuso, como posso organizar o cuidado?, De que humanização estamos falando?, Vamos trabalhar juntos? A importância da transetorialidade e da formação de redes de atenção, Como fazer a regulação do atendimento para garantir o acesso?, Quanto eu tenho e como posso gastar?, Com quem eu posso contar? A importância das instâncias deliberativas; Como eu ouço meu usuário? Transformando queixas em oportunidades de melhorias, Fique de olho no seu município! Vigiar ou proteger?, Para acompanhar e avaliar a qualidade do meu serviço, o que eu faço? , Há outras maneiras de cuidar! Como as Práticas Integrativas podem ajudar?, Como realizar as compras públicas em saúde?, Quais as áreas e funções de atuação do gestor público em saúde?, Impactos da violência na saúde: como prevenir e enfrentar?, Minha população precisa de cuidados especializados: como proceder?, Como deve ser a Agenda do gestor?, Como tomar uma decisão racional na gestão de serviços baseado na Economia da Saúde?, e, finalmente, O SUS e a integração ensino, serviço e comunidade, o que o gestor precisa saber?. Dessa forma, esperamos contribuir para uma discussão crítica e aprimoramento de Recursos Humanos na área de gestão em saúde.

Autores: Antonio Carlos Pereira (Organizador) é professor titular da Unicamp e coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva de 2003 a 2016; Jaqueline Vilela Bulgareli é pós Doutoranda da área de Saúde Coletiva, tendo sido gestora da cidade de Marília-SP por 6 anos, Gigli Testoni é Mestre em Saúde Coletiva e gestora na cidade de Estância Velha-RS e Denise de Fátima Barros Cavalcante é Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva, gestora por dois mandatos das cidades de Limoeiro e Condado-PE, e atual referência descentralizada do Ministério da Saúde.