Imprimir esta página
Sexta, 20 Abril 2018 14:52

“XIII Seminário de Pós-Graduação”

Escrito por

Tema: Desafios atuais da Pós-Graduação no Brasil: Internacionalização e Inovação

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio da Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação, promove, nos dias 26 e 27 de abril, o “XIII Seminário de Pós-Graduação”, cujo tema é Desafios atuais da Pós-Graduação no Brasil: Internacionalização e Inovação".

Os palestrantes do Seminário abordarão os temas internacionalização e inovação, trazendo o que há de mais atual no assunto. O Prof. DrAndré Tosi Furtado, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UNICAMP, falará sobre a internacionalização da Pós-Graduação, ponto importante e relevante no panorama contemporâneo e que merece divulgação e discussão com docentes e discentes. O Prof. DrRafael Dias, Assessor da Diretoria de Relações Internacionais, discutirá as ações da UNICAMP para internacionalização, tópico em destaque no nosso cenário atual da Pós-Graduação. No período da tarde, neste primeiro dia do Seminário, contaremos ainda com a presença da Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus, professora titular da UFMG e neste evento representando a Diretora de Relações Internacionais da Capes. A Profa. Isabela ministrará a palestra "Perspectivas atuais da Pós-Graduação Brasileira e o papel da Internacionalização".

Em acréscimo, uma reflexão sobre a inovação, o papel dela na academia e na interação com a indústria será abordado nas palestras do segundo dia do evento. Para este tópico, estará presente o Prof. Dr. Lucio Angnes, membro da coordenação de Pesquisa para Inovação da FAPESP, que fará uma apresentação sobre a contribuição do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) para a inovação no estado de São Paulo. Também haverá uma palestra com a Profa. Dra. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi sobre "Inovação na Área de Saúde". A Profa. Ana Marisa é Diretora da Divisão de Desenvolvimento Industrial e Inovação e Coordenadora do CENTD: Centre of Excellence in New Target Discovery - FAPESP/GSK/IBu – Butantan.

Neste ano, além das apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos por pelos alunos de Pós-Graduação, haverá novamente a Seleção e premiação da melhor Tese de Doutorado defendida na FOP nos anos 2016 e 2017.

Destaca-se ainda que o Seminário da Pós-graduação é um espaço para a discussão e troca de experiências entre todos os participantes. Este tradicional evento tem permitido que experiências em pesquisa e ensino de Pós-Graduação sejam compartilhadas e que as soluções possíveis para dificuldades e avanços sejam apresentadas e discutidas pela comunidade de pesquisadores, alunos e docentes de Pós-Graduação da FOP.